Condimentos comumente usados no preparo do carê podem controlar problemas respiratórios causados por finas partículas no ar que causam a poluição, de acordo com um estudo conjunto realizado pela fabricante House Foods Corp. e um professor da Universidade de Quioto.
O estudo descobriu que cravo, açafrão, canela e coentro tinham a habilidade de suprimir inflamação causada pelo poluente atmosférico PM 2.5.
Os resultados vêm de experimentos em laboratório usando células de vias respiratórias humanas e não envolveu quaisquer pessoas consumindo o carê contendo os condimentos.
“Conseguimos chegar a resultados positivos em um nível celular. Há uma boa possibilidade de que consumir os condimentos também produza um resultado desejado”, disse Hirohisa Takano, professor de medicina ambiental na universidade estatal.
“Temos que conduzir pesquisas adicionais sobre isso”, enfatizou.
A House Foods, unidade do House Foods Group, disse que conduzirá estudos adicionais sobre os benefícios de saúde do carê para aumentar o consumo.
O PM 2.5, ou partículas que medem 2.5 mícrons em diâmetro ou menores, representam grandes riscos para a saúde, visto que são capazes de penetrar nos pulmões das pessoas e entrar e suas correntes sanguíneas, podendo causar derrame, doença cardíaca, câncer pulmonar, pneumonia e outras doenças.
Fonte: Mainichi