O diretor de uma escola de ensino primário na província de Fukuoka pintou uma marca em uma rua para parar o trânsito e garantir a segurança de seus alunos.
O diretor foi multado em 40 mil ienes por violar a Lei de Tráfego em Rodovias por desenhar uma linha branca em uma rua sem permissão.
O incidente ocorreu em março de 2018 perto de um cruzamento em T em uma rua de duas mãos na parte central da província.
O cruzamento tem semáforos e uma linha de parada para veículos em frente a uma faixa de pedestres.
Contudo, os alunos usam uma rota em um trecho de 35 metros de extensão de uma ladeira que termina bem antes da linha de parada. Aparentemente a preocupação do diretor era que as crianças descessem correndo e fossem de encontro com os veículos parados.
Então ele pintou com spray uma linha branca de “pare” na rua onde a ladeira termina, cerca de 15 metros antes da linha de parada real. Dessa forma, os carros parados no cruzamento não bloqueariam a rota na ladeira.
“Achei que era perigoso porque as crianças descendo a ladeira poderiam se deparar com os carros aguardando o semáforo abrir”, disse depois o diretor ao conselho educacional da cidade.
Contudo, o ato bem-intencionado do diretor levou alguém a fazer uma ligação de emergência para a polícia em abril de 2018.
Em julho, a polícia da província de Fukuoka enviou o caso à promotoria como violação suspeita da Lei de Tráfego em Rodovias.
Em 1º de agosto o diretor recebeu uma ordem resumida para pagar uma multa de 40 mil ienes.
O conselho educacional da cidade, o qual disse que anteriormente havia discutido a segurança no cruzamento com o diretor, o reprimiu verbalmente.
Sobre a linha marcada pelo diretor foi passada tinta vermelha para que ela se misturasse à superfície da rua.
A polícia disse que a ideia do diretor não era somente ilegal, mas também ineficaz como medida de segurança.
“Se a linha de parada for movida e redesenhada onde o diretor sugeriu, um carro descendo a ladeira da escola para virar à esquerda poderia entrar no cruzamento com o farol vermelho”, disse um oficial da polícia provincial.
O conselho da educação da cidade disse que dará orientações de segurança às crianças e dizer a elas que não desçam a ladeira correndo.
Fonte: Asahi