Influenza na primavera (Public Domain Pictures)
Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas-NIID o número de pacientes diagnosticados com influenza voltou a aumentar. No período de 1 semana, até 14 de abril, o número médio de pacientes subiu de 1,46 para 1,67, observados nas 5 mil instituições médicas do Japão.
Publicidade
O pico da influenza, especialmente a do tipo A, foi em janeiro e fevereiro. No final da temporada a maioria dos pacientes é diagnosticada com vírus do tipo B. A diferença está na febre, não tão alta quanto a A, mas acompanhada de sintomas como diarreia e dor abdominal.
Fica no ar a pergunta “mas influenza não é só inverno?”. Não, explica um médico entrevistado pelo site Weather News. “Supõe-se que seja porque estamos na época em que passa o efeito da vacina tomado no outono ou inverno, no ano anterior”, explica.
Epidemia no Golden Week?
Há uma indicação de epidemia quando o índice ultrapassa 1 paciente por 1 instituição médica. Os índices do NIID nas piores províncias são:
- 1,23 em Ibaraki
- 1,83 em Tochigi
- 1,12 em Chiba
- 1,35 em Tóquio
- 1,7 em Gifu
- 1,45 em Shizuoka
- 1,81 em Shiga
- 1,62 em Fukuoka
Foram detectados surtos em algumas províncias, ao ponto de fechar temporariamente as salas de aula: Hokkaido, Akita, Tochigi, Kagawa e Nagasaki.
Como as pessoas se locomovem durante o feriado de Golden Week, poderá haver aumento pontual nessa época. Para evitar de ter que ficar de repouso no feriadão a recomendação é de cuidados preventivos.
O que fazer para evitar influenza
- Lavar bem as mãos ao chegar da rua ou usar álcool para desinfecção
- Dormir bem e alimentar-se bem, com nutrientes ricos para fortalecer o sistema imunológico
- Se o ambiente estiver muito seco, procurar usar um umidificador
As gestantes, pessoas com idade acima dos 65 anos, obesas, com o sistema imunológico comprometido, com doenças como diabetes ou asma, devem tomar especial cuidado. Em um desses casos recomenda-se o uso de máscara ao sair e evitar locais com muito aglomerado de pessoas.
Fonte: Weather News