
Aumento considerável após dois acordos de livre comércio terem entrado em vigor (ilustrativa/banco de imagens)
De acordo com o Ministério das Finanças do Japão, as importações de vinho e queijo da Europa, e de carne bovina do Canadá e da Nova Zelândia, aumentaram consideravelmente até março, após dois acordos de livre comércio terem entrado em vigor.
O acordo de livre comércio, a Parceria Transpacífica (TPP, na sigla em inglês), entrou em vigor no dia 30 de dezembro e o Acordo de Parceria Econômica com a União Europeia – UE começou a valer em 1º de fevereiro.
As estatísticas de comércio do Ministério das Finanças mostram que as importações de vinho da UE aumentaram 32% em fevereiro e março, comparadas ao mesmo período do ano passado. As importações de queijo também cresceram, a 14%.
Artigos relacionados
As importações de carne bovina de membros do TPP, Canadá e Nova Zelândia, praticamente dobraram no período de três meses de janeiro a março. As tarifas sobre vários itens alimentícios foram reduzidas após o acordo de livre comércio ter entrado em vigor, levando atacadistas a aumentarem as importações.
O operador de supermercados Seijo Ishii reduziu os preços de vinhos franceses e italianos em 300 ienes por garrafa desde fevereiro. Isso aumentou o volume de vendas em 8% em dois meses.
A Teppei Hoshino, gestora da seção de bebidas alcoólicas do supermercado, disse que pela primeira vez mais clientes estão comprando vinhos produzidos na UE.
Fonte: NHK







