Um motorista estava dentro do carro, parado, esperando pela passagem do trem. Nessa hora viu uma idosa atravessando a linha férrea, já com as cancelas baixadas e o alerta tocando. Mas, parece que ela não estava ouvindo e continuou caminhando tranquilamente com seu carrinho de apoio.
Seguiu seu instinto, desceu do carro, gritou “obaachan” mas ela não ouviu e, apressadamente, a retirou da linha férrea. Dez segundos depois o trem passou.
Perguntou à idosa “a senhora está bem?” e ela, de 90 anos, simplesmente agradeceu e se foi.
Mas as cenas ficaram registradas na câmera veicular instalada no seu carro. Chegando em casa mostrou para sua filha e ela postou no Twitter como alerta. O vídeo viralizou e a polícia soube do caso.
Salvou uma vida
A ocorrência foi em 19 de fevereiro deste ano, por volta das 9h30, em Nagoia (Aichi), no cruzamento da linha Seto, da Meitetsu, em Moriyama-ku. Estava caindo uma chuva fina e o empresário japonês Takehiro Yamada, 66, agiu rapidamente.
“O correto seria pressionar o botão de emergência mas fiquei em dúvida se ela se salvaria se fizesse isso, por isso agi”, contou para o jornal Asahi.
Pela sua atitude corajosa a Polícia de Moriyama o homenageou, em 12 deste mês.
“Nosso muito obrigado pela atitude corajosa na prevenção de um acidente e por salvar uma vida”, escreveu a polícia na conta do Twitter.
【守山警察署】
遮断機が下りている踏切に進入した高齢女性を発見し、女性を踏切外に連れ出して、列車事故を未然に防ぎ人命救助に貢献された、守山区居住の山田武弘さんに3月12日、守山警察署長が感謝状を贈呈しました。命を救い、事故を未然に防止した勇気ある行動、本当にありがとうございました。 pic.twitter.com/71Pl1RKwb2
— 愛知県警察広報課 (@AP_KOUHOU) March 14, 2019
Assista ao vídeo publicado pelo jornal Asahi tocando aqui.
Fontes: Twitter e Asahi