A rede Lawson começará a testar lojas automatizadas em julho como possível solução para os estabelecimentos que não podem funcionar 24 horas por falta de mão de obra.
Duas lojas tecnologicamente avançadas, incluindo uma franquia, serão escolhidas para o período de teste, que está programado para durar vários meses no horário da meia-noite às 5h por dia, disse a empresa em 29 de março.
Donos de franquias na indústria de lojas de conveniência têm enfrentado dificuldades em encontrar pessoas para trabalhar e vêm pedindo por uma revisão das operações 24/7.
No teste da Lawson, as entradas das duas lojas serão trancadas antes da madrugada.
Primeiro, os usuários devem se registrar em um aplicativo para smartphone da Lawson, o qual fornecerá um QR code que abrirá as portas quando encostado sobre dispositivos nas entradas das lojas.
Os pagamentos poderão ser feitos através dos smartphones ou máquinas de autoatendimento, as quais fornecerão troco.
Cigarros e bebidas alcoólicas, os quais exigem prova de maioridade, não serão vendidos durante o período de teste. Aperitivos preparados na loja e serviços para pagamentos de contas de luz ou água, por exemplo, ou venda de ingressos, também não estarão disponíveis.
Inicialmente um funcionário estará nos fundos de cada loja para o experimento, antes da operação noturna completa ser automatizada.
Fonte: Asahi