O Monte Aso, localizado na província de Kumamoto, registrou uma erupção de pequena escala nesta sexta-feira (19) após um evento similar observado no início desta semana, informou a agência de meteorologia.
O fenômeno vulcânico ocorreu às 8h24 na cratera Nakadake Nº1, a mesma área da erupção de terça-feira (16), expelindo fumaça que chegou a uma altura de 400 metros, de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ.
Não houve relatos imediatos de feridos, de acordo com a polícia local.
A AMJ manteve o alerta vulcânico do Monte Aso a 2, em uma escala que vai até 5. Isso limita a entrada em áreas em volta da cratera, visto que mesmo uma erupção pequena pode ser perigosa, possivelmente expelindo rochas grandes e causando fluxos piroclásticos.
A erupção de terça-feira foi a primeira no vulcão desde outubro de 2016. Municípios locais proibiram a entrada em áreas dentro de um quilômetro da cratera.
“As erupções continuam antes do feriado prolongado. É lamentável que os turistas não possam visitar a cratera na montanha”, disse um representante da cidade de Aso.
O feriado de Golden Week deste ano com início em 27 de abril foi ampliado para 10 dias por causa dos eventos de abdicação e sucessão imperial.
Fonte: Mainichi