O governo brasileiro decidiu na sexta-feira (12) introduzir atividades de polícia local no estilo japonês, incluindo o sistema de posto policial “koban”, em todo o país sulamericano para conter a deterioração da segurança pública. As informações são do Jiji Press.
Desde o ano 2000, a JICA- Agência de Cooperação Internacional do Japão trabalha na disseminação de atividades da polícia com base na comunidade em algumas regiões do Brasil, incluindo São Paulo, ao enviar policiais japoneses e oferecer no Japão treinamento a oficiais brasileiros. Postos policias koban no estilo brasileiro foram instalados em áreas urbanas dessas regiões.
O número de vítimas de homicídio no Brasil em 2018 foi de aproximadamente 60 mil. Melhorar a segurança é uma das principais prioridades para a administração do presidente Jair Bolsonaro lançadas neste ano.
As diretrizes para as atividades da polícia local do Brasil, elaboradas na sexta-feira, mencionam exemplos de esforços de prevenção de crimes realizados pela polícia japonesa, incluindo as visitas regulares de oficiais a empresas locais e residências.
A prática de visitar regularmente os residentes permitiria aos oficiais da polícia conhecerem a comunidade que eles servem, de acordo com as diretrizes.
Fonte: Jiji