Nesse carro alugado em Okinawa há um selo, em rosa e amarelo, dizendo que quem está conduzindo o veículo é um motorista estrangeiro (arquivo PM)
Com um crescente número de turistas do exterior que não estão acostumados a dirigir no Japão durante suas visitas ao país, várias medidas de segurança no tráfego foram introduzidas para auxiliá-los em meio a um aumento no número de acidentes graves.
Publicidade
Placas de alerta em vários idiomas e um sistema de assistência ao motorista que atende aos turistas estrangeiros são somente alguns dos métodos para dar apoio aos visitantes que alugam carros e viajam pelo arquipélago.
Muitos usuários de carros alugados vêm da Coreia do Sul e de Taiwan, onde as pessoas dirigem do lado direito da estrada, oposto ao Japão. Motoristas do exterior também podem ficar confusos com as sinalizações em japonês que normalmente são diferentes daquelas em seus países e causar acidentes.
Com o número de visitantes estrangeiros chegando aos 30 milhões em 2018, o uso de carros alugados aumentou muito nos últimos anos. Cerca de 1,41 milhão de visitantes estrangeiros alugaram carros antes de viajarem ao Japão em 2017, oito vezes mais em comparação a 2011 quando o número foi de 179 mil, informou o ministério dos transportes.
Foto tirada em setembro de 2018 mostra uma placa de alerta dizendo “Reduza a Velocidade” em coreano, instalada em uma via expressa na província de Oita, sudoeste do Japão (Kyodo via Mainichi)
O salto repentino no número de motoristas internacionais foi ligado a um aumento de acidentes que resultaram em morte ou ferimentos, com aqueles causado principalmente por visitantes estrangeiros subindo de 25 em 2011 para 123 em 2017, de acordo com o Instituto para Pesquisa de Acidente de Tráfego e Análise de Dados.
Em setembro passado, duas placas de alerta em amarelo escrito “Reduza a Velocidade” em chinês e coreano, respectivamente, foram instaladas na área de uma longa inclinação de uma via expressa no sudoeste do Japão – um trecho onde muitos motoristas estrangeiros tendem a pisar muito no freio.
No sul do Japão, na província de Okinawa, o Instituto Nacional de Tecnologia da Faculdade de Okinawa desenvolveu um sistema de assistência ao motorista que traduz instantaneamente placas de estrada em japonês para outros idiomas.
O sistema é conectado a uma câmera no espelho lateral do veículo e mostra automaticamente as traduções da placa de estrada em uma tela no painel. Ele também pode oferecer alertas de voz em inglês, chinês e coreano quando o carro se aproxima de cruzamentos já conhecidos pela ocorrência de vários acidentes.
Na província no extremo norte do Japão, o Departamento de Desenvolvimento Regional de Hokkaido vem disponibilizando gratuitamente cartilhas online em sete idiomas, incluindo inglês e alemão, com explicações dos regulamentos das estradas no Japão.
Em Tóquio, a All Japan Rent-A-Car Association planeja desenvolver um aplicativo de smartphone sobre etiqueta quando dirigir.
O Departamento de Transporte do Distrito de Kyushu, a filial do ministério dos transportes na região no sudoeste do Japão, vem distribuindo um adesivo para motoristas do exterior que podem ser colocados na parte traseira do carro a fim de mostrar que quem está dirigindo o carro não é japonês.
“Estamos pedindo aos motoristas japoneses que tomem precauções incluindo manter uma distância segura entre os carros”, disse um representante do departamento.
Fonte: Mainichi