Oito pacientes em hospitais no Reino Unido morreram após serem infectados pelo Candida auris, o superfungo japonês mortal, revelaram fiscalizadores da saúde do governo.
O fungo, que pode entrar na corrente sanguínea e se espalhar por todo o corpo causando graves infecções, foi encontrado em 25 hospitais.
Cerca de 50 pacientes sobreviveram e mais 200 estavam com a pele “colonizada” pelo Candida auris, antes do fungo entrar em seus corpos por meio de feridas.
A Public Health England – PHE, agência do governo, disse que o fungo, identificado pela primeira vez em 2009 no Japão, não foi registrado como a causa das mortes das vítimas, visto que os pacientes já estavam “gravemente doentes”.
It is, however, likely to have weakened them and made it harder to treat their original conditions.
Isso, no entanto, pode ter os enfraquecido e dificultado o tratamento de suas condições originais.
“O que torna o Candida auris de alguma forma único é que ele se espalha muito facilmente de pessoa para pessoa. Uma vez na corrente sanguínea, ele circula e se multiplica, causando sepse (envenenamento do sangue)”, disse um porta-voz da PHE ao The Sun.
“As células dos fungos também podem se depositar em órgãos (fígado, baço, cérebro) causando abscessos ou formando coberturas nas válvulas do coração”.
A PHE anunciou no início de abril que estava buscando atualizar suas orientações gerais sobre o Candida auris em meio a temores que ele esteja “se espalhando como um incêndio”.
A agência publicou orientações gerais para lidar com o fungo pela primeira vez em 2017, incluindo pedir aos médicos que isolassem pacientes infectados e aumentassem as medidas de higiene.
Um grande surto no Hospital Royal Brompton dos Hospitais da Universidade de Oxford NHS Trust envolveu 72 pacientes entre abril de 2015 e novembro de 2016 e fez com que a instituição médica fechasse sua unidade de terapia intensiva por 11 dias.
Desde julho de 2017, ninguém havia morrido diretamente da infecção por Candida auris no Reino Unido, de acordo com a PHE.
O que é o Candida auris?
O Candida auris (C auris) é uma forma prejudicial de fungo, identificado pelos Centros para Controle de Doenças e Prevenção – CDC como “superfungo”.
Ele tende a ser diagnosticado em pacientes após eles ficarem internados em hospitais por várias semanas.
O fungo pode infectar feridas, ouvidos e a corrente sanguínea e se instalar no trato urinário.
A fonte da infecção para o C auris não é a pessoa que ficou doente, mas sim o ambiente hospitalar, incluindo cateteres, balcões e outras superfícies.
Ele foi identificado pela primeira vez no Japão em 2009 e desde então se espalhou para mais de uma dezena de países.
Dois dos três tipos mais comuns de antifúngicos comumente usados tiveram pouco efeito no tratamento.
Cerca de 60% daqueles que foram infectados com o C auris morreram.
Fonte: Daily Mail