Aogashima é uma pequena ilha vulcânica tropical no Mar das Filipinas, sob a administração de Tóquio, apesar de estar localizada a cerca de 358Km de distância da capital.
Ela é a ilha habitada mais meridional e isolada do arquipélago de Izu. A ilha por ela mesma é uma cratera vulcânica e dentro dessa cratera há uma outra, um vulcão menor.
Aogashima ainda é considerada um vulcão ativo de classe C apesar de ter entrado em erupção pela última vez nos anos 1780.
Em sua última erupção, metade dos habitantes da ilha morreram e o restante foi forçado a fugir. Levou-se 50 anos para as pessoas retornarem à ilha. Hoje, há cerca de 160 residentes.
Aogashima é um vulcão submarino que emergiu do mar e faz parte de uma grande cratera cuja borda exterior mede de 200 a 420 metros em altura.
Acredita-se que a ilha tenha sido formada pela sobreposição de resíduos de pelo menos quatro caldeiras submarinas. Aogashima é formada por bordas de crateras interiores e exteriores.
A costa sul se expande em uma colina acentuada formando uma ponta de uma caldeira chamada de Ikenosawa com um diâmetro de 1.5Km. A caldeira é ocupada por um cone secundário chamado de Maruyama, que ainda emite vapor geotermal em torno da área.
Ontobu, o pico da borda da cratera exterior, a uma altura de 432 metros acima do nível do mar, é o ponto mais alto na ilha e comanda uma vista panorâmica de todo o vulcão no Oceano Pacífico.
Para desfrutar desse belo local há um pouco de trabalho
Localizada na região Kuroshio de mares abertos e conhecida por geração de ondas de maré, o acesso à ilha é um pouco difícil.
Na verdade, não há uma marina apropriada para ancorar os barcos devido aos penhascos robustos e íngremes de depósitos vulcânicos em camadas que rodeiam a ilha toda. Uma outra opção é usar um serviço de helicóptero.
Tanto o barco omo o helicóptero partem de Hachiojima, a cerca de 60Km de Aogashima. Antes do serviço de helicóptero ser lançado em 1993, o transporte de passageiros, itens essenciais e alimentos costumavam ser feitos somente por barco, e as pessoas não sabiam com certeza quando iam chegar.
Curiosidades
Outra coisa interessante é que as casas em Aogashima não são numeradas. Isso se deve ao fato de que há poucos habitantes e a maioria deles têm o mesmo sobrenome.
A ilha tem uma escola primária. Quando os alunos atingem a idade de 15 eles vão para a ilha principal frequentar o colegial e ninguém sabe quando retornarão a Aogashima.
A vista maravilhosa do céu estrelado
Uma coisa que os visitantes devem fazer se visitarem Aogashima é apreciar o céu estrelado. Embora você possa apreciar as estrelas de qualquer parte da ilha, o melhor local é na costa norte de Aogashima. Não há casas e nem luz de rua, sendo que sua única companhia serão algumas vacas e as estrelas no céu. A vista desse local é tão bela que os japoneses costumam chamá-la de “O Coliseu das Estrelas”.
Acesso
Devido a sua localização isolada, é um pouco trabalhoso ir até Aogashima. A melhor maneira de chegar até lá é tomar um avião no Aeroporto de Haneda com destino à Hachiojima, então transferir para um helicóptero que faz o percurso até Aogashima.
Tóquio (Aeroporto de Haneda) → Hachijojima
- De avião
A viagem leva em torno de 55 minutos (os valores mudam conforme a época do ano e a empresa aérea). - De barco
Há um barco disponível também até Hachiojima, mas a duração da viagem é de aproximadamente 11 horas.
Para mais informações: Tokai Kisen (toque para abrir, página em japonês e inglês)
Hachijojima → Aogashima
- De helicóptero
A viagem leva cerca de 20 minutos e custa 11.530 ienes, feita pela empresa Toho Air Service (Tokyo Airand Shuttle). O helicóptero tem capacidade máxima para 9 passageiros.
Há somente 1 viagem de ida e volta por dia
Para mais informações: Toho Air (toque para abrir, em japonês) - De barco
A viagem leva em torno de 3 horas
Há somente uma viagem de ida e volta por dia
Para mais informações: Izu Syotou (toque para abrir, em japonês)
Acomodações
Há seis estabelecimentos que oferecem acomodações aos turistas na ilha e uma área de camping. Em média, custa entre 7.000 a 9.000 ienes por noite, incluindo três refeições.
Toque aqui para informações sobre as acomodações (apenas em japonês)
Encante-se com vista aérea dessa ilha:
Fonte: Fast Japan, Amusing Planet Imagens: Wikimedia, Flickr