Um piloto de Myanmar conseguiu fazer o pouso de uma aeronave sem as rodas da frente após uma falha no trem de pouso.
Um avião da Myanmar National Arilines deslizou na pista no aeroporto de Mandalay antes de parar.
O piloto do Embraer 190 foi elogiado pelo pouso e nenhum dos 89 passageiros ficou ferido.
O capitão Myat Moe Aung circulou o aeroporto duas vezes para permitir que controladores de tráfego determinassem se o equipamento de pouso estava para baixo, disse a companhia aérea.
A aeronave partiu de Yangon e estava se aproximando de Mandalay quando o piloto não conseguiu acionar o trem de pouso frontal. Ele seguiu procedimentos de emergência e queimou o excesso de combustível para reduzir o peso da aeronave, disse a companhia aérea.
Um vídeo mostrou o avião pousando com suas rodas traseiras antes do nariz da aeronave tocar a pista. Ele deslizou por cerca de 25 segundos antes de parar.
#MNA (Embraer 190) #Yangon–#Mandalay this morning, landing at the #Mandalay airport – Nose Lansing Gear failure on landing. Flight Capt. has done the amazing job. #Myanmar pic.twitter.com/7dDzSIs13V
— Cape Diamond (@cape_diamond) May 12, 2019
“O piloto fez um bom trabalho”, disse Win Khant, ministro dos transportes de Miyanmar, à Reuters.
O incidente foi o segundo na aviação de Myanmar na última semana. Na quarta-feira (9), uma aeronave da Biman Bangladesh Arilines deslizou na pista quando pousou durante más condições climáticas no aeroporto internacional de Yangon, deixando 17 pessoas feridas.
Vídeo dos passageiros evacuando o avião da Myanmar National Arilines:
Myanmar National Airlines flight crew commended after plane lands safely with no front landing gear. https://t.co/80ZHgm6uRQ pic.twitter.com/LG11t6nwUd
— ABC News (@ABC) May 13, 2019
Fonte: BBC