Dois funcionários no Aeroporto de Narita foram infectados com sarampo, disse o governo local na terça-feira (30), alertando sobre o possível risco de exposição ao vírus altamente contagioso em um dos complexos aeroportuários mais movimentados no Japão.
O governo local da província de Chiba, onde está o localizado o aeroporto, disse que um funcionário de aproximadamente 30 anos teve febre de 39 graus em 23 de abril.
Ele trabalhou no prédio do terminal 2 no período das 7h às 22h30 em 22 de abril, das 14h às 22h30 no dia 23 e das 6h às 18h30 em 26 de abril. Ele foi diagnosticado com sarampo em 28 de abril.
O governo disse que ele havia interagido com várias pessoas nesses dias, embora não tenha sido revelado em quais serviços. A fonte original da infecção ainda precisa ser determinada.
Uma outra funcionária jovem ficou doente em 20 de abril, mas não foi trabalhar e acredita-se que não tenha espalhado o vírus.
O Fundo das Crianças das Nações Unidas disse no mês passado que casos de sarampo estão aumentando globalmente e representam uma grave ameaça aos mais jovens.
O Japão foi declarado livre do sarampo pela ONU- Organização Mundial da Saúde em 2015, contudo, mais de 200 casos da infecção foram relatados neste ano após um surto da doença na província de Okinawa e em algumas regiões em 2018.
Especialistas médicos dizem que a infecção aumentou em linha com o crescente fluxo de turistas estrangeiros.
O Aeroporto Internacional de Narita emprega cerca de 43 mil pessoas e atende aproximadamente 118 mil passageiros diariamente. O aeroporto teve um auge de viajantes que seguiram para o exterior antes do feriado de Golden Week que começou em 27 de abril.
O sarampo é propagado pelo contato com as secreções nasais ou saliva de uma pessoa infectada, com sintomas que incluem febre e erupções cutâneas. O vírus tem um período de incubação de 10 a 12 dias.
Fonte: Japan Today