Uma grande operadora ferroviária na área metropolitana de Tóquio iniciou um serviço de caixa automático em máquinas de venda de bilhetes localizadas em suas estações.
A Tokyu Corporation lançou o serviço em seis de suas linhas, incluindo a Toyoko e Denen-toshi, com em 8 de maio. Dizem que esse tipo de serviço ATM é o primeiro no Japão e a Tokyu planeja expandi-lo no futuro.
Os usuários decidem a quantia em dinheiro que querem sacar através de um app de banco em seus smartphones para produzir um código QR em seus aparelhos.
Eles então escaneiam os códigos em qualquer máquina de venda de bilhete que está equipada com um leitor de código QR.
A quantia que pode ser retirada é de 10.000, 20.000 ou 30.000 ienes.
É necessário ter uma conta junto ao Japan Post Bank ou o Bank of Yokohama. Para cada saque será cobrado um valor de 100 a 200 ienes do serviço.
Dizem que o serviço é o primeiro do tipo para operadoras ferroviárias japonesas. O uso de máquinas de venda de bilhetes em estações está diminuindo em meio a um aumento dos populares IC cards.
Um representante da Tokyu Corporation disse que a empresa está trabalhando para colocar mais à lista de bancos participantes e encorajar outras empresas ferroviárias a se juntarem ao serviço também.
Fonte: NHK