Três mulheres morreram e cerca de 10 estudantes foram levados a hospitais por causa de sintomas de hipertermia, enquanto o tempo quente atípico continuava cobrindo o Japão na segunda-feira (27), disseram autoridades.
Os termômetros marcaram 30ºC pelo quarto dia consecutivo em Tóquio, um novo recorde para maio, informou a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ.
Uma mulher de 42 anos que foi encontrada inconsciente no banco do motorista de um carro estacionado na área de um supermercado em Mito (Ibaraki) teve a morte confirmada posteriormente, enquanto uma idosa de 88 anos foi encontrada morta em Hanyu (Saitama) no campo que ela cuidava, de acordo com os governos locais.
Uma idosa de aproximadamente 90 anos também foi encontrada morta em um campo na cidade de Oshu (Iwate) e as autoridades suspeitam de hipertermia.
Em Machida, oeste de Tóquio, 24 estudantes do ginásio se queixaram de mal-estar enquanto praticavam esportes. Cerca de 10 deles foram levados ao hospital, mas a condição de saúde de nenhum era grave, disseram a polícia e outras fontes.
Dentre 926 pontos de monitoramento no país, cerca de 400 registraram temperaturas acima dos 30ºC, disse a AMJ. A cidade de Kumagaya (Saitama) marcou 36,2ºC, enquanto Isesaki (Gunma) registrou 36ºC.
O calor deve diminuir gradualmente no oeste do Japão nesta terça-feira com a chegada de uma massa de ar úmido, frisou.
As temperaturas também subiram na província de Hokkaido, com a cidade de Obihiro marcando 35,8ºC. Saroma registrou 32,6ºC, após marcar 39,5ºC no domingo (26), uma temperatura máxima histórica para maio no país.
A Hokkaido Railway cancelou mais de 100 serviços de trem na segunda-feira devido ao risco de distorção dos trilhos por causa do calor.
Fonte: Japan Today, Kyodo