Grande parte das pessoas por todo o Japão voltou ao trabalho nesta terça-feira (7) após o feriado de Golden Week que, neste ano, foi de 10 dias.
Com a volta ao trabalho, funcionários de empresas podem enfrentar problemas em relação à tecnologia da informação, visto que uma agência do governo diz que hackers podem tentar tirar vantagem da mudança do nome de era que ocorreu durante o feriado.
Ciberataques contra empresas e escritórios do governo tendem a aumentar após períodos de feriado. Representantes na Agência de Promoção da Tecnologia da Informação, ou IPA, estão pedindo às pessoas que fiquem atentas a emails disfarçados como solicitações para atualizar sistemas, os quais podem conter vírus.
A IPA diz que provavelmente esses emails vão pedir aos destinatários que cliquem em um anexo, dizendo que o computador deles precisa ser atualizado para operar com o novo nome de era. A Reiwa começou com a ascensão do novo imperador, em 1º de maio.
Shinichiro Kagaya da IPA diz que os hackers podem afirmar que são do departamento de TI da empresa onde funcionários trabalham e que eles precisam fazer atualizações por causa da mudança de era.
Kagaya pede às pessoas que exerçam cautela quando lidar com acúmulo de emails, não clicar em arquivos anexos e pedir ajuda de alguém se algo não estiver claro.
A IPA também pede aos usuários de computador que verifiquem se seus sistemas estão atualizados e se medidas apropriadas de segurança estão em curso.
Fonte: NHK