Um homem sobreviveu a uma queda de 21metros dentro do Kilauea, o vulcão mais perigoso dos EUA, após ele ter ultrapassado a barreira de proteção para ter uma visão melhor da área.
O homem, de aproximadamente 30 anos e que não foi identificado, estava visitando o mirante Steaming Buff da caldeira Halemaumau quando decidiu pular as grades de metal para ficar mais perto da falésia.
Pessoas viram ele perdendo o equilíbrio e caindo de um penhasco de 91 metros para dentro da caldeira do vulcão por volta das 18h30 de quarta-feira (1º), de acordo com o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí.
Uma caldeira é um tipo especial de cratera vulcânica que se forma quando o centro do vulcão colapsa. O vulcão está adormecido no momento.
A equipe de resgate encontrou o homem gravemente ferido em um saliência estreita a cerca de 21 metros da ponta do penhasco por volta das 21h.
O homem foi levado ao Centro Médico de Hilo para cuidados de emergência com o suporte de um helicóptero do Departamento de Defesa dos EUA.
O Serviço Geológico dos EUA disse que o Kilauea “está entre os vulcões mais ativos do mundo e pode até ficar no topo da lista” e tem estado em um constante estado de erupção desde 1983.
Ele entrou em erupção por três meses seguidos em 2018, destruindo o maior lago de água doce do Havaí, assim como 700 casas.
A última fatalidade no parque ocorreu em 29 de outubro de 2017, quando uma mulher foi encontrada morta perto do mirante Steaming Bluff. Autoridades do parque disseram que, aparentemente, ela havia saído da trilha e passou por várias barreiras para chegar ate a beirada.
Fonte: The Indepedent