Com a ocorrência do tremor de magnitude 6,3 com epicentro em Hyuga-nada (Miyazaki), às 8h48 de sexta-feira (10) a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ realizou uma coletiva de imprensa para explicar sobre ele.
A partir das 10h40 a AMJ informou que há riscos de deslizamento nas montanhas por causa do terremoto de intensidade sísmica 5 em Miyazaki e demais províncias da região.
Fez um alerta para a população local sobre o risco de novo terremoto de intensidade 5 nos próximos 2 a 3 dias. Pediu que todos levem a vida normalmente mas estejam preparados caso isso aconteça.
O mesmo diz o professor Yusuke Yamashita, da Universidade de Quioto, do Centro de Pesquisa de Previsão de Terremoto. “Pela profundidade do epicentro e do mecanismo desse terremoto, considera-se que ocorreu no limite entre as placas do lado da costa e do Mar das Filipinas que se encontra abaixo dela”, falou sobre a ocorrência.
Relação com o temido Nankai Trough
“No passado – 1931, 1961 e 1996 – ocorreram terremotos de intensidade 7 no intervalo de 30 anos, por isso é preciso atenção a um maior. Precisamos monitorar cuidadosamente a atividade futura do terremoto, já que ela foi ativada antecipadamente em 1996”, explicou Yamashita.
A AMJ informou que depois de analisar o tremor considerou que ocorreu em uma área limite da placa do terremoto de Nankai Trough. Mas que foi de menor escala do que o padrão usado pelo país para iniciar a investigação das informações quando há aumento de possibilidade da ocorrência de um grande terremoto.
Uma vítima
A operação dos trens da JR Kyushu foram suspensas temporariamente e as linhas do shinkansen tiveram um atraso de cerca de 15 minutos.
Segundo a Kyushu Electric Power nos locais onde estão instaladas as usinas nucleares de Kawauchi, em Satsuma (Kagoshima) e Genkai, cidade homônima (Saga), os tremores foram de intensidade 2 e 1, portanto, não ocorreu nenhuma anormalidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Oita (província homônima), um homem na faixa dos 70 anos caiu da escada usada para cuidar do seu jardim, na hora do terremoto. Ele foi socorrido com ferimento na cabeça mas está consciente.
Fontes: ANN, Asahi e NHK