Rotulados como plástico reciclável eram na verdade metais e lixo doméstico (NHK)
O governo canadense disse que grandes quantidades de lixo que foram enviadas ilegalmente às Filipinas serão trazidas de volta ao Canadá até o fim de junho.
Publicidade
Uma empresa canadense transportou contêineres os quais foram descritos como plásticos recicláveis às Filipinas de 2013 a 2014. Contudo, na verdade, eles continham uma variedade de entulhos, como metais e lixo doméstico.
O governo das Filipinas havia exigido que o Canadá levasse de volta as cerca de 2.500 toneladas de lixo abandonado, mas o governo canadense foi relutante em cumprir.
O problema se transformou em uma briga diplomática quando o presidente das Filipinas Rodrigo Duterte ameaçou guerra contra o Canadá por causa do lixo e retirou seu embaixador no país no início deste mês.
O governo canadense disse em uma declaração no dia 22 de maio que contratou uma empresa de transporte para trazer o lixo de volta.
Países que vêm exportando seus lixos estão enfrentando um dilema. A China foi a maior importadora de lixo plástico até ela impor uma proibição no ano passado. Outras nações impuseram restrições de importação mais rigorosas.
Fonte: NHK