Para a maioria das pessoas que gosta de passear pelo Japão é pouco provável que a degustação de vinhos esteja incluída na lista de principais atividades.
Contudo, aqueles que seguem para a área de Izumo (Shimane) para visitar um dos maiores e mais antigos santuários xintoístas do Japão, o Izumo Taisha, uma passadinha na Shimane Winery – ou Adega de Shimane – pode ser incluída no itinerário já que fica bem perto.
Na área de Izumo há duas adegas, a mais antiga e maior é a Shimane Winery, e a menor e mais nova é a Okuizumo Vineyard.
Na área rural ao redor do Izumo Taisha estão amplas áreas de estufas de vinil, todas para produção de uvas para a Adega de Shimane.
O clima do Japão é muito úmido para videiras, então proteção para chuva e frio é vital. A adega por si só está localizada na Rota 431, cerca de cinco minutos de carro do Santuário de Izumo.
Há tours gratuitos na adega e um museu de fabricação de vinho. Uma grande loja no local, o principal atrativo, comercializa vários tipos de vinho.
Dentro da loja também há um bar:
No local também há um restaurante especializado em carne bovina de Shimane, o Chateau Misen.
Muitas pessoas, principalmente os residentes locais, vão até a adega mais para comprar vinhos e outros produtos na ampla loja do local, onde o visitante fica fascinado com tantas variedades.
Doces de todos os tipos, além das belas embalagens, são muito saborosos:
Em uma área dentro da loja há vários estandes onde você pode experimentar os vinhos à vontade. Basta pegar um copinho e enchê-lo com o de sua escolha. Há aqueles com teor de álcool e os sem, que até as crianças podem experimentar.
Em cada estande de degustação há uma numeração correspondente ao vinho sendo vendido nas prateleiras, mas não são todos.
A área do outro lado da adega, onde também há um amplo estacionamento:
Shimane Winery (島根ワイナリー)
- Horário: das 9h30 às 17h
- Amplo estacionamento gratuito
- Site para informações: shimane-winery (em japonês)
Veja a localização da Shimane Winery no mapa abaixo ou toque aqui para abri-lo:
Imagens: PM