Alertas de tsunami são suspensos

Alertas de tsunami que foram emitidos para áreas costeiras das províncias de Yamagata, Niigata e Ishikawa foram suspensos.

Imagem mostra a cidade de Niigata no momento do terremoto na noite de terça-feira , 18 de junho (NHK)

A Agência de Meteorologia do Japão suspendeu os alertas de tsunami que foram emitidos para áreas costeiras das províncias de Yamagata, Niigata e Ishikawa.

Publicidade

Os alertas foram emitidos após um forte terremoto de magnitude 6,7 ter atingido a costa da província de Yamagata na noite de terça-feira (18).

A Agência de Meteorologia do Japão- AMJ pede às pessoas em áreas afetadas pelo terremoto de magnitude 6,7 que fiquem em alerta para réplicas.

Koiji Nakamura, representante da AMJ, disse que áreas onde ocorreram fortes tremores têm um grande risco de deslizamentos.

Ele alertou que tremores com intensidade 6 forte na escala sísmica japonesa, tão intensos como o terremoto da noite de terça-feira, podem ocorrer na próxima semana.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Síndrome mão-pé-boca: aumento de pacientes no verão

Publicado em 19 de junho de 2019, em Sociedade

Essa síndrome ou doença costuma surgir na época que antecipa o verão. Veja do que se trata e os sintomas.

A grande maioria dos pacientes da SMPB tem idade até 5 anos (Wikipedia)

O Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-Estar divulgou na terça-feira (18) que o número de pacientes com síndrome mão-pé-boca até 9 deste mês chegou a 2.622 pessoas.

Publicidade

Esse número é quase o dobro da semana anterior, mostrando o aumento repentino da doença. Em Kyushu se observa a disseminação feroz da epidemia no período de 3 a 9 deste mês.

O que é SMPB

A síndrome mão-pé-boca, ou simplesmente SMPB, ou chamada de doença mão-pé-boca, é uma infecção viral que causa erupções bolhosas nos locais indicados pelo seu nome. A incidência é de 90% nas crianças com idade até 5 anos, observou a pesquisa de surtos de doenças infecciosas realizada pelo governo do Japão.

Em geral são os vírus Coxsackie A6 e A16, o Enterovirus 71 e outros como o Echovirus são as causas dessa síndrome.

A SMPB é transmitida pelas gotículas e por contato. Por isso é importante tomar cuidado na creche e pré-escola.  

Sintomas

Depois de 3 a 5 dias do contágio surgem as pequenas erupções bolhosas nas mãos, pés e boca. Pode ou não dar febre, mas se der, em geral não é alta. Para se assegurar que está tudo bem convém levar a criança ao pediatra.

Não há vacina e em geral a doença desaparece depois de alguns dias. A recomendação é de fornecer líquidos e alimentação – sopinha ou batida no liquidificador. É para não deixar a criança desidratada e desnutrida, pois ela fica sem vontade de comer por causa da dor de garganta.

Creche e escola

A SMPB tem como característica que o vírus continua agindo mesmo após o surgimento do sintoma. E pode haver contágio antes mesmo do sintoma aparecer.

Por essas razões, não há regras específicas de ter que se ausentar da classe da pré-escola ou creche, como no caso da influenza, por exemplo.

Por isso, é preferível verificar qual é a norma estabelecida pela instituição, nesse caso específico.

Fontes: MHLW, NIID e InfluLab

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão