Celular do tamanho de uma tampa de caneta é apreendido em presídio no Rio

Vários equipamentos eletrônicos nas celas, entre eles, um minicelular do tamanho de uma tampa de caneta, foram apreendidos na Operação Asfixia, em ação desde o início do ano.

Vários equipamentos eletrônicos foram apreendidos nas celas, entre eles, um minicelular do tamanho de uma tampa de caneta (Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), apreendeu na segunda-feira (10), na Penitenciária Milton Dias Moreira, na Baixada Fluminense, vários equipamentos eletrônicos nas celas, entre eles, um minicelular do tamanho de uma tampa de caneta.

Publicidade

A ação, em parceria com a 3ª Promotoria de Justiça de Execução Penal do Ministério Público, resultou na apreensão 89 celulares, um roteador, seis chips, 90 gramas de cocaína, 715 gramas de maconha, oito relógios e R$ 1.567.

A Operação Asfixia, em ação desde o início do ano, já apreendeu até junho, 5.339 celulares nas unidades prisionais. No mesmo período do ano passado, foram encontrados 3.756 aparelhos.

Em nota, a Seap disse que a atual gestão não compactua com qualquer tipo de irregularidade e que vai intensificar, ainda mais, as ações de repressão para combater a entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais.

A nota diz ainda que “no mesmo período do ano passado, nenhum servidor foi flagrado tentando entrar com qualquer tipo de material ilícito nas unidades. Isso mostra o empenho da atual gestão em combater este tipo de crime, cortando na própria carne, se for preciso”.

A Seap informou ainda que utiliza alta tecnologia para auxiliar as ações, com o uso de três drones, que servem como apoio à fiscalização das unidades prisionais, ajudando na vigilância e segurança do perímetro prisional. Além disso, novos portais, aparelhos de scanners, câmeras de monitoramento e bloqueadores de sinal de aparelhos telefônicos, estão sendo adquiridos e que todas as operações são realizadas pelo próprio corpo funcional da secretaria.

Operações

A secretaria implantou, desde o início do ano, duas ações, a Operação Iscariotes, que já flagrou 10 inspetores penitenciários tentando entrar com objetos ilícitos nas cadeias, e a Operação Bloqueio, cujo objetivo é impedir que visitantes de presos burlem as regras de segurança, e prendeu 33 pessoas tentando entrar com drogas e celulares em cadeias.

Todos os casos estão sendo apurados pela Corregedoria e podem ter a pena máxima de demissão no caso dos agentes penitenciários envolvidos nas irregularidades.

Via Agência Brasil

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hamamatsu recruta voluntários para apoio aos atletas paralímpicos do Brasil

Publicado em 11 de junho de 2019, em Sociedade

A cidade que tem a maior comunidade verde amarela será sede de centenas de atletas paralímpicos brasileiros em 2020. Precisa de voluntários para suporte.

Muro com a escrita Torcida Brasil em katakana (Shizuoka Shimbun)

A cidade de Hamamatsu (Shizuoka) irá acolher cerca de 400 atletas paralímpicos brasileiros em 2020. A meta é ter nos registros pelo menos mil voluntários.

Publicidade

O prazo final para inscrição é 30 deste mês. No entanto, até segunda-feira (10) havia menos da metade, com 423 inscritos.

A Divisão de Esportes da cidade informou que as atividades são para preparar os locais de treino, apoio nos deslocamentos dos atletas e outras. São atletas de 19 modalidades que deverão passar 24 dias na cidade. Não precisa necessariamente falar o idioma nativo deles, o português, desde que seja sorridente.

Para quem é bilíngue – japonês e português – melhor ainda para colaborar nas horas vagas. A prefeitura pede que pessoas com idade superior à de estudante colegial, que resida na cidade e tenha algum tempo livre, se inscrevam.  

O nome dessa grande equipe de voluntários é Torcida Brasil (トルシーダ・ブラジル).

Para mais informações pode ligar para 053-457-2421 (em japonês).

Fonte: Shizuoka Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão