Desumidificadores: 3 tipos e os mais vendidos

Os desumidificadores são muito procurados antes da estação das chuvas. Veja os 3 tipos e os 8 mais vendidos no Japão.

Desumidificadores mantém o ambiente com até 60% de umidade, ajudando a não formar bolor e secar roupa dentro de casa (divulgacão e Kakaku)

Os desumidificadores (除湿機, lê-se jooshitsuki) são aliados nos dias do período das chuvas, chamado de tsuyu 梅雨 no Japão. Ajudam a manter o ambiente livre da umidade excessiva e, consequentemente, dos fungos. 

Publicidade

O nível da umidade no ar é importante para manter a saúde. Muito baixo prejudica o sistema respiratório. Muito alto traz consequências desagradáveis. As piores são os fungos pois estragam os alimentos e causam mau cheiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o nível ideal para o ser humano varia entre 40% a 70%. 

Para dar uma mãozinha nos dias de alto nível de umidade há aparelhos eficientes. São divididos em 3 tipos no mercado. Mas cada um deles tem seus pontos fortes e fracos. Por isso, leia atentamente esses detalhes. Assim, poderá escolher o desumidificador mais adequado para a sua necessidade.

Não custa nada lembrar que esses aparelhos não têm função dos purificadores de ambiente (空気洗浄機, lê-se kuukisenjooki). Porém, um dos modelos apresentados a seguir, tem função de desodorizador agregado. 

Desumidificadores com compressor

São do tipo que liberam ar seco depois de converter a umidade por condensação através do resfriamento do ar.

E tem mais, o ponto forte é que consomem pouca energia elétrica, o que não afeta tanto no orçamento doméstico. Outro fator importante: são muito bons para serem usados nos dias quentes. O ponto fraco é que são pesados e a vibração do compressor provoca ruído. Por isso, deixá-lo ligado a noite toda pode incomodar. 

Os 3 modelos mais vendidos são um da Sharp e dois da Corona.

Sharp CV-G71

Em primeiro lugar de vendas da categoria, com preço na faixa dos 20 mil ienes, o modelo da Sharp tem tecnologia Plasmacluster. Além de remover o excesso de umidade, desodoriza usando partículas de íons. Assim, odores de suor das vestimentas, cheiro pegajoso do cigarro no ambiente e os indesejáveis fungos são suprimidos. Apesar do tamanho de apenas uma folha A4 consegue reter 7,1 litros de água por dia. Tem alto poder desumidificador. Portanto, é recomendado para quem deseja um aparelho com duas funções.

Corona CD-P6317

Na faixa dos 15 mil ienes, é o segundo mais procurado porque a secagem da roupa dentro de casa fica muito melhor. Apesar de ser um aparelho pequeno consegue absorver 3,5l de água, estando ligado por longas horas. Tem duas funções: secagem de roupa e desumidificação do ambiente. Recomendado para quem lava roupa diariamente e precisa secá-la dentro de casa.

Corona CD-S6317

O preço médio deste em terceiro lugar é de 16 mil ienes. É do tipo compacto, com tanque de 3l. Este da Corona também pode ser usado por longas horas ininterruptas, até 11h. Tem 2 funções para secagem de roupas: 速乾モード que é para secagem rápida e outra 夜干しモード para quem estende roupa dentro de casa, à noite. Também se pode escolher entre 2 tipos de saída de ar: largamente (ワイドスイング) e para saída para cima (上吹きスイング). Há opção de cores, branco ou rosa.

Da esq. p/ dir. desumidificadores Sharp, e os dois da Corona (Kakaku)

Desumidificadores com zeólito

Os aparelhos desse tipo removem a umidade com o zeólito, passam por um aquecedor para liberar ar seco.

Eis as vantagens. Como não têm compressor são mais leves e silenciosos. Os pontos fracos são que consomem bem mais energia elétrica, pesando no bolso e, por causa do aquecedor, o ambiente pode esquentar. Portanto, são mais indicados para os dias frios.

Os modelos mais vendidos dessa categoria são da Panasonic, Iris Aoyama e Hitachi, na faixa de 17 a 19 mil ienes.

Panasonic F-YZP60-W

Pode ser encontrado na faixa dos 19 mil ienes. Este modelo com dessecante tem função para ajudar a secar as roupas estendidas dentro de casa. É dotado de uma poderosa função Econavi, com sensor capaz de captar o processo de secagem das roupas. A cada 1 minuto ele cruza as informações de temperatura e umidade. Consegue captar até mesmo a quantidade pequena de 1 Kg de roupa. Quando “percebe” que a roupa secou, desliga automaticamente. Pode escolher entre as cores branco, azul e prata.

Iris Aoyama DDD-50E

Na faixa dos 17 mil ienes, este também tem função para ajudar na secagem das roupas. Promete reduzir em ⅕ o tempo de secagem. O ângulo da saída de ar pode ser mudado, o que ajuda muito. Tem funções de circulador de ar, desumidificador de ambiente e auxiliar para secagem de roupas, de forma independente. Muito útil se colocado dentro do closet ou banheiro para evitar umidade e consequente mofo.

Hitachi HJS-D562

Na mesma faixa dos 17 mil ienes, este modelo também é forte para ajudar a secar roupas dentro de casa. Outro ponto forte é que ele trabalha bem no inverno, por não ser afetado pela baixa temperatura. O ar sai de ângulos que variam de 50º para frente a 100º para cima no caso do sopro spot. Outra opção é a saída de ar que varia em 150º de cima para baixo e vice-versa. São 4 os modos de operação: secar roupas, mantenedor automático da umidade entre 40 a 60%, supressão da condensação e modo silencioso.

Da esq. p/ dir. desumidificadores com zeólito da Panasonic, Iris Aoyama e Hitachi

Desumidificadores híbridos

São do tipo híbrido, ou seja, usam os dois sistemas – compressor combinado com zeólito.

A grande vantagem é que não importa qual a estação do ano, pois funcionam bem em todas. O que faz o consumidor ficar em dúvida na hora da compra é o preço, ainda um tanto elevado. Outro ponto a favor é que não são pesados. Logo, qualquer pessoa consegue carregá-los.

Portanto, se puder comprar um desse tipo híbrido, pode ser uma boa aquisição. Oferece conforto e segurança o ano todo deixando os ambientes da casa livres da umidade, do ácaro e do mofo. Os 2 mais vendidos são da Panasonic.

F-YHRX120

Apesar do preço, na faixa de 43 mil ienes, é um poderoso desumidificador. Na época dos pólens, no verão, na estação das chuvas e no inverno, é muito útil. Tem capacidade para absorver até 20l de água por dia, com tanque de 3,2l. Além de manter o ambiente livre do excesso de umidade, atuando na prevenção da formação de mofos, ainda ajuda a secar as roupas com eficiência. Mantém a umidade na faixa entre 40 a 60%.

F-YHRX200

Como o modelo acima, tem todas as funções do outro. Só que o tanque é maior, de 5l. E também é mais comprado por famílias com casa mais espaçosa. A faixa de preço varia de 75 a 85 mil ienes.

Os dois modelos híbridos mais vendidos são da Panasonic (divulgação)

Vale lembrar que esta matéria é informativa e não tem caráter de merchandising. Caso não tenha lido a matéria sobre as melhores máquinas de lavar roupa, toque aqui para abri-la.

Se gostou das informações, compartilhe com seus amigos.

Fonte: Kakaku.com 
Fotos: divulgação e Kakaku

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mos Burger abrirá primeira loja nas Filipinas

Publicado em 7 de junho de 2019, em Ásia

Essa será a primeira expansão da rede em um novo mercado em sete anos.

A filial da Mos Burger ficará na área de Manila (banco de imagens)

A Mos Burger do Japão abrirá sua primeira loja nas Filipinas até o fim de março do ano que vem, informou o operador da rede de fast food na quinta-feira (6), marcando sua primeira expansão em um novo mercado em sete anos.

Publicidade

A Mos Food Services, junto com o homólogo local Tokyo Coffe Holdings, criarão um empreendimento em agosto. O restaurante da Mos Burger ficará na área de Manila com a meta de operar uma rede de 50 lojas até o ano 2027.

As Filipinas, o nono mercado no exterior da Mos, é lar para uma população de mais de 100 milhões, com a média de idade de 24 anos. A empresa espera abrir sua 400ª loja fora do Japão neste ano fiscal.

A Tokyo Coffee, uma subsidiária da empresa que comercializa farinha, a General Milling, visa uma rede de restaurantes japoneses.

A Mos escolheu a Tokyo Coffe como sua parceira em razão de sua experiência em produção e infraestrutura de logística, assim como conhecimento da demanda local.

Fonte: Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!