Um dos peixes desta estação, muito apreciado no Japão é o ayu, especialmente o assado na brasa só com sal.
Pequeno, de carne branca, macia e doce, o ayu é um peixe migratório que sobe das águas costeiras para os rios e riachos para a desova.
Não são poucos os pescadores nos leitos dos rios com sua vara de pesca. Mas também ocorrem acidentes.
Na segunda-feira (3) foram dois pescadores levados pela correnteza e encontrados mortos.
Um dos casos foi por volta das 7h, no Rio Nagara em Gujo (Gifu). A polícia recebeu um telefonema de um pescador que viu o outro sendo levado pela correnteza e pediu socorro.
Apesar dos bombeiros e policiais terem ido fazer a busca o pescador foi resgatado por um trabalhador na obra que o viu sendo levado. O local onde foi encontrado distanciava 1,8Km de onde estava pescando. O dono de uma barbearia de Nagoia (Aichi), 80 anos, morreu no hospital. Ele e um amigo saíram de casa por volta das 3h para pescar.
Outro caso foi no Rio Ota, em Asakita-ku, na cidade de Hiroshima (província homônima). Por volta de meio-dia e meia uma pessoa viu um homem na correnteza e chamou a polícia.
A vítima foi resgatada pelos bombeiros e a morte foi confirmada no local. Cerca de 140 metros acima havia apetrechos de pesca. O pescador era uma pessoa residente na vizinhança, na faixa dos 70 anos.
Fontes: CBC TV e ANN