O novo imperador do Japão anunciará sua ascensão ao Trono do Crisântemo diante de dignitários de 195 países em outubro, de acordo com resumo do ritual de entronização aprovado pelo governo na quinta-feira (20).
O imperador Naruhito ascendeu ao trono em 1º de maio em uma cerimônia de entrega dos “Três Tesouros Sagrados”, marcando o início da era Reiwa.
Na cerimônia de 22 de outubro, o imperador proclamará sua ascensão sentado em um trono sob um dossel em uma ocasião designada a apresentá-lo ao mundo.
O primeiro-ministro Shinzo Abe passará uma mensagem de felicitação, seguida por três saudações “banzai”.
Após o ritual, o imperador Naruhito e a imperatriz Masako desfilarão em um sedan conversível de luxo em um trajeto de 30 minutos partindo do Palácio Imperial até a residência onde moram.
Convidados estrangeiros da cerimônia participarão de um banquete à noite, além de outro recepcionado por Abe e sua esposa Akie na noite seguinte.
O governo tem a previsão de 2.500 convidados no total, quase o mesmo número da cerimônia anterior para o imperador Akihito em 1990. Os convites foram concedidos a representantes de 195 países com os quais o Japão tem relações diplomáticas, assim como aqueles da União Europeia e Nações Unidas.
Dentre os convidados estrangeiros para a proclamação de Akihito em 1990 estavam o presidente alemão Richard Von Weizsacker, o Príncipe Charles e a Princesa Diana, o vice-presidente dos EUA Dan Quayle e o vice-premier chinês Wu Xueqian.
Fonte: Asia Nikkei