O governo japonês disse na sexta-feira (21) que fornecerá vacinas a cerca de 1,3 milhão de crianças de países em desenvolvimento, em linha com as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, um conjunto de metas em áreas como pobreza, desigualdade, clima e paz.
A atualização do plano de ação de Tóquio para atingir as metas das Nações Unidas até 2030 ocorre enquanto o primeiro-ministro Shinzo Abe espera destacar a contribuição do Japão na cúpula do G20 que acontece na semana que vem em Osaka.
“O Japão pode contribuir para fazer uma sociedade onde ninguém é deixado para trás”, disse ele em uma reunião das metas das Nações Unidas em seu escritório.
A saúde, incluindo aumentar o acesso a vacinas, é um dos temas mais importantes das 17 metas de desenvolvimento sustentável.
Para oferecer a vacina e atender a uma outra meta global de prevenir um milhão de mortes em consequência da AIDS, tuberculose e malária, Tóquio planeja oferecer cerca de 4 bilhões de dólares.
O Japão também planeja oferecer educação de qualidade a cerca de 9 milhões de crianças em países em desenvolvimento até o ano 2021, e construir infraestrutura de mitigação de desastre para 5 milhões de pessoas até 2022.
Tóquio elaborou diretrizes para implementar metas de desenvolvimento sustentável e espera revisar essas em dezembro, após a conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano em Yokohama (Kanagawa) no mês de agosto e outras reuniões sobre auxílio a países em desenvolvimento.
País em desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.
Fonte: Mainichi