Até o fim de julho deste ano, a operadora da rede de lojas de conveniência Seven-Eleven Japan mudará para embalagens de bioplástico, derivado de plantas, para todos os seus bolinhos de arroz – oniguiri – visto que a conscientização dos consumidores sobre o impacto ambiental de usar materiais petroquímicos está cada vez maior.
O novo material será feito parcialmente a partir de fibras de cana de açúcar. A iniciativa reduzirá as emissões de dióxido de carbono da empresa em cerca de 403 toneladas ao ano e seu uso de plástico em cerca de 260 toneladas.
A unidade da Seven & I Holdings vende cerca de 2.27 milhões de unidades de oniguiri ao ano em suas 21.000 lojas em todo o país.
Juntamente com bebidas não alcoólicas, os bolinhos de arroz estão entre os mais populares em volume de vendas.
A rede já vem testando utensílios feitos parcialmente com materiais de plantas em certas lojas em Osaka desde o início deste mês.
Uma tendência mais ampla está começando a tomar posse da indústria. A Nissin Foods Holdings decidiu usar um pote de macarrão instantâneo feito em parte com plástico derivado de plantas. A FamilyMart adotou embalagens de bioplástico para suas saladas.
A Seven & i tem mais de 22.000 lojas em todo o país, incluindo supermercados e lojas de departamento. A empresa visa contar com bioplásticos e biodegradáveis para 50% de embalagens destinadas a produtos de marca doméstica até 2030, com uma transição completa em 2050.
Fonte: Asia Nikkei