A histórica vila de Shirakawa encanta os visitantes que têm a sensação de estar passeando pelo Japão rural de séculos atrás.
Localizada em uma região montanhosa ao noroeste da província de Gifu e isolada por um longo período de tempo, a vila de Shirakawa e suas casas com telhados de palha, conservou a sua força através do cultivo de amoreiras e criação de bichos da seda.
Apesar das perturbações econômicas, as vilas de Ogimachi, Ainokura e Suganuma são exemplos notáveis de um modo de vida tradicional perfeitamente adaptadas ao ambiente e às circunstâncias sociais e econômicas das pessoas.
Ogimachi é a maior vila de Shirakawa-go e a principal atração do local.
Ogimachi é a maior vila e principal atração de Shirakawa-go.
Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1995, a vila é o lar de dezenas de casas no estilo gassho-zukuri (que lembram as mãos dos monges quando se juntam para fazer uma oração).
Algumas delas têm mais de 250 anos.
As palhas dos telhados das casas são trocadas a cada 5 anos e todas são praticamente viradas para o mesmo lado, minimizando assim os efeitos do vento que sopra dos vales, ficando mais quentes no inverno e mais frescas no verão.
O estilo arquitetônico desenvolvido ao longo de muitas gerações é projetado para suportar as grandes quantidades de neve que caem na região durante o inverno.
Muitas das casas são agora restaurantes, museus ou minshukus. Um certo número de casas das aldeias vizinhas foi transferido para um museu ao ar livre em frente ao rio do centro da vila, em um esforço para salvá-las da destruição.
Pontes suspensas, rios, casas com telhado íngreme de palha e arrozais. A vila do século XVII mantém seu charme intacto, como se os visitantes estivessem passeando pelo Japão rural de séculos atrás.
Muitos brasileiros no Japão conhecem essa vila charmosa em Gifu e já foram até lá mais de uma vez tamanha sua popularidade.
Contudo, para você que ainda não a visitou, dê uma olhadinha nas fotos e informações abaixo e programe um passeio!
Outras atrações na principal vila de Shirakawa:
- Shiroyama Viewpoint (Ponto de observação)
Acesso através de uma trilha (fechada em caso de neve) de 15 a 20 minutos a pé ou ônibus especial que para em frente ao centro de informações turísticas da vila.
- Gassho-zukuri Minkaen (Museu a céu aberto)
das 8h40 às 17h (600 ienes) - Wada-ke House, Kanda-ke House e Nagase-ke House
das 9h às 17h (300 ienes) - Temple Myozen and House
das 8h30 às 17h (300 ienes)
Shirakawa-go
- Site: http://ml.shirakawa-go.org/en/
- Entrada gratuita
- Há estacionamento pago
- Toque aqui para ver a localização de Shirakawa-go
Imagens: Portal Mie