Rochas deslizantes bloquearam a trilha Yoshida do Monte Fuji na província de Yamanashi, impedindo que alpinistas a usem para chegar até o pico quando a temporada tiver início em 1º de julho.
A província de Yamanashi anunciou em 24 de junho que o tufão Nº24 do outono passado causou um deslizamento de rochas e elas continuam amontoadas na rota.
Inicialmente, pensava-se que o trabalho de limpeza na rota seria concluído em tempo para a abertura da temporada. Contudo, após 40 a 50cm de neve terem se acumulado no pico em 10 e 11 de junho, representantes das províncias de Yamanashi e Shizuoka, que abrigam a montanha de 3.776m, definiram após uma inspeção no local que eles não poderiam cumprir o prazo.
O trabalho para remover as rochas da rota começou em 24 de junho, mas ainda não se sabe quando ela será reaberta. Como resultado, alpinistas poderão ir apenas até a estação 8.5 da montanha.
O trabalho também pode afetar a abertura da trilha Subashiri, uma das três rotas no lado de Shizuoka do Monte Fuji, visto que ela se junta com a de Yoshida.
As outras duas, a de Gotenba e a de Fujinomiya, estarão abertas para levar os alpinistas até o cume a partir de 10 de julho.
Em 2009, alpinistas foram impedidos de seguir acima da estação 8.5 por causa da neve que se acumulou e torno do pico.
Fonte: Asahi