Um local especial em Komono (Mie) tem se tornado um espaço para proporcionar momento de relaxamento para as pessoas. É um túnel de vagalumes que dançam sem parar exibindo suas luzes verdes.
Em torno de um canal de água para agricultura, o Rio Amida (阿弥陀川), tem uma plantação de bambu. É um ambiente perfeito para os vagalumes.
Mas, para que eles venham e se criem, a comunidade local tratou de limpar o leito retirando o mato, fez limpeza da água do rio e leva os caracóis de água doce – Semisulcospira libertina – os quais servem de alimentos para esses insetos com luz bioluminescente.
Assim, os moradores criaram um ambiente propício para esses insetos que prenunciam o verão. Masanori Usami, 76, um ex-instrutor dos funcionários dos parques naturais como servidor do Ministério do Meio Ambiente, que continua a observar a natureza da cidade, disse que este ano tem 40% menos vagalumes do que no ano passado, provavelmente porque ainda não há muitas noites com umidade elevada este ano.
“É um cenário que acalma a mente. Espero que faça refletir sobre a importância de cuidar do meio ambiente”, disse. A sua dica é procurar uma noite com mais umidade, no período das 20h às 21h30 para apreciar a dança dos vagalumes.
Se for como no ano passado a melhor época é até 20 deste mês. O local fica na área circundada em vermelho, na área de Komono chamada Yoshizawa-cho. Se for o caso, pergunte para alguém da redondeza onde é o local exato. Toque sobre o mapa para traçar sua rota.
Fonte: Chunichi Shimbun