A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou que até as 15h de sexta-feira (21) foi registrado um volume pluviométrico de 110mm/h em Narita (Chiba). Foi um registro histórico de chuva torrencial em tão curto período de tempo.
Há risco de deslizamento em Inzai, Narita e Shisui, todas em Chiba.
A AMJ pede cautela também na região Kanto Koshin até o amanhecer de sábado (22), por conta da possibilidade de inundações, enchentes e deslizamentos.
Já nas regiões de Kinki e Chugoku a vigilância é até a noite de sexta-feira. A cidade de Kitahiroshima teve uma forte chuva, de 65mm/h até por volta das 15h15. Portanto, em Kitahiroshima e Akiota foram emitidos alertas de deslizamento.
Além das chuvas pontuais e torrenciais, há previsão de raios.
As previsões de chuva intensa, em 24h, para cada região são:
- 100mm em Kanto
- 90mm em Kansai
- 80mm em San-in
- 70mm em Koshin
- 60mm no norte de Kansai e Sanyo
- 50mm no sul de Kansai
Danos por causa da chuva torrencial
No Aeroporto Internacional de Narita 12 voos tiveram que alterar o pouso para o de Haneda. Uma aeronave que aguardava o horário para aterrissagem por causa dos raios, teve que fazer pouso de emergência porque iria ficar sem combustível.
No asfalto um carro ficou paralisado por causa da inundação nas vias da cidade de Narita. Uma parte do Aeon Mall de Narita foi inundada e funcionários tiveram que se apressar para colocar sacos de areia nas portas.
Fontes: NHK e JNN