Você conhece a Rota Romântica do Japão?

Várias pequenas cidades interessantes, resorts de águas termais e muito cenário natural podem ser apreciados ao longo da Romantic Road.

Monte Asama (imagem sup.), Lago Chuzenji (inf. à esq.) e Fukiware do Taki (inf. à dir.) – Wikimedia

A versão do Japão da Rota Romântica da Alemanha abrange cerca de 350 quilômetros a partir de Ueda (Nagano), passando pelas montanhas da província de Gunma, até Utsunomiya (Tochigi).

Publicidade

A “Romantic Road” alemã é uma rota temática elaborada por agentes de viagem nos anos 1950 com o intuito de promover locais. Ela detalha 350 quilômetros de estradas em Wurzburg e Fussen no sul da Alemanha conectando várias cidades e castelos pitorescos.

Várias pequenas cidades interessantes, resorts de águas termais e muito cenário natural podem ser apreciados ao longo da Rota Romântica – ou Nihon Romantic Highway –  incluindo o resort Karuizawa nas montanhas, vulcões ativos, as águas termais de Kusatsu e locais de patrimônio mundial de Nikko.

Em razão da falta de transporte público conveniente ao longo de seus vários trechos, a Rota Romântica continuou fora do alcance para muitos visitantes.

O transporte privado, como carro alugado, e de dois a cinco dias são recomendados para cobrir a rota por inteiro. Uma parte da rota ao leste de Nikko tem acesso interditado durante o inverno.

Cidade de Ueda (Nagano)

As principais atrações turísticas de Ueda são o Castelo de Ueda com ruínas do antigo castelo e o Bessho Onsen, o resort de águas termais mais antigo de Nagano. Ueda está localizada a 30 quilômetros da cidade de Nagano e é uma estação na linha Hokuriku Shinkansen.

Castelo de Ueda (Wikimedia/Qurren)

↓10Km ao longo da Rota Nacional 18


Unno Juku (Nagano)

Unno Juku é um antigo posto dos correios e vila produtora de seda na Hokkoku Kaido, uma estrada antiga que percorria toda a província de Nagano. Dezenas de construções antigas foram belamente preservadas ao longo de um trecho de mais de 250 metros da estrada.

Unno Juku (unique-nagano)

↓10Km ao longo da Rota Nacional 18


Cidade de Komoro (Nagano)

A principal atração de Komoro é o Parque Kaiko (Kaikoen), o antigo local do castelo feudal da cidade. Hoje em dia, restam apenas um portão e a muralha destruída do castelo. Um pequeno museu com exibições de períodos feudais fica próximo à entrada do parque. A entrada do parque custa 500 ienes.

Kaiko-en (unique-nagano)

↓5Km ao longo da Rota Regional 80


Templo Shinraku, cidade de Miyota (Nagano)

Construído no pé do Monte Asama como proteção contra erupções vulcânicas, o Templo Shinraku (Shinraku-ji) tem uma história de mais de mil anos. Dentre as construções do templo está um pagode de três andares.

Shiraku-ji (nihon-kankou)

↓5Km ao longo da Rota Regional 80

↓10 Km ao longo da Rota Nacional 18


Karuizawa (Nagano)

Karuizawa é um elegante resort de montanha no pé do Monte Asama que oferece uma ampla variedade de atividades ao ar livre e oportunidades de compras, incluindo uma pequena versão do distrito comercial de Ginza, em Tóquio.

Pequena versão do distrito comercial de Ginza e Karuizawa (Wikimedia/663highland)

↓10Km ao longo da Shiraito Highlandway (400 ienes)

↓5Km ao longo da Onioshi Highway (620 ienes)


Onioshidashi, Monte Asama (Nagano)

A Rota Romântica segue a base do Monte Asama por mais de 50Km. Um dos lugares mais impressionantes para ver o vulcão ativo é do Parque Onishidashi, um fluxo de lava solidificada formada por uma antiga erupção.

Monte Asama visto de Onioshidashi (Wikimedia/Σ64)

↓15Km ao longo da Onioshi Highway

↓10Km ao longo da Rota Regional 59

↓5Km ao longo da Rota Nacional 292


Kusatsu Onsen (Gunma)

O Kusatsu Onsen é um dos resorts de águas termais mais famosos do Japão, agraciado com grandes volumes de águas termais de alta qualidade as quais dizem que podem curar doenças.

Kusatsu Onsen (Wikimedia/Aw1805)

↓10Km ao longo da Rota Nacional 292

↓25Km ao longo da Rota Regional 55

↓10Km ao longo da Rota Nacional 353


Shima Onsen (Gunma)

Um pequeno e tradicional resort de águas termais nas montanhas da província de Gunma.

Shima Onsen (Wikimedia/Kentaro Ohno)

↓15Km ao longo da Rota Nacional 353

↓15Km ao longo da Rota Nacional 145

↓40Km ao longo da Rota Nacional 120


Oiagami Onsen (Gunma)

Oigami é um resort de águas termais, localizado de forma atrativa perto do Rio Katashina. Vale a pena passar uma noite em um ryokan (pousada japonesa) no local ou pelo menos visitar uma casa de banho pública.

Oiagami Onsen (visitgunma)

↓3Km ao longo da Rota Nacional 120


Fukiware-no-Taki (Gunma)

A Fukiware no Taki é uma cachoeira com formato distinto ao longo do Rio Katashina, não muito longe do Oigami Onsen.

Fukiware no Taki (Wikimedia/Σ64)

↓55Km ao longo da Rota Nacional 120 (fechada no inverno, de dezembro ao final de abril)


Lago Chuzenji (Tochigi)

O Parque Nacional de Nikko oferece oportunidades de hiking com belas paisagens. O banho em águas termais pode ser desfrutado no Chuzenjiko Onsen e no Yumoto Onsen.

Lago Chuzenji (Wikimedia/uraomote_yamaneko)

↓15Km ao longo da Rota Nacional 120


Santuário de Toshogu (Tochigi)

Um dos locais turísticos mais populares do Japão, o local de patrimônio mundial de Nikko é famoso pelo Toshogu, o santuário mais luxuosamente decorado do Japão.

Nikko Yomeimon (Wikimedia)

Mapa ilustrado:

(Japan Guide)


Nihon Romantic Highway
(日本ロマンチック街道)

Site para informações: jrs-roman (toque para abrir, em japonês)

Localização para referência, veja no mapa abaixo:

Fonte: Japan Guide

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cuidados com o carro, cabelos, bolsas e câmeras na estação chuvosa

Publicado em 7 de junho de 2019, em Sociedade

Na estação chuvosa (tsuyu) há cuidados especiais para os cabelos, carro, bolsa ou mochila e até com as câmeras de fotografia ou vídeo.

Cabelos indomáveis com a umidade nunca mais, cuidados com o carro e outros objetos (Pexels e Pixabay)

Nos dias mais úmidos a pele até fica mais bonita, porém, os cabelos… Quem nunca ficou incomodado com aqueles fios bobos que não param no lugar? Com umidade não há madeixas que aguentem. É o que você pensa, pois há produtos que podem lhe ajudar a manter os cabelos em ordem, sem arrepios ou revoltosos.

Publicidade

Xô cabelos indomáveis com a umidade

Para deixar os cabelos bonitos e ordenados, há produtos que custam na faixa de 500 ienes, como o MatoMage (pronuncia-se matomeejuu). Depois de arrumar os cabelos, passe o bastão levemente sobre os fios. Só isso é suficiente para acalmá-los. Ele vem em 3 versões: rosa e verde em wax que não precisa sujar as mãos, pois é em bastão, e um em spray. O mais vendido no Japão é o verde. Ele é encontrado nas farmácias e em lojas online (マトメージュヘアスタイリングスティック). Até os cabeleireiros usam esse produto.

Outra dica dos usuários é a linha Form Control da fabricante Schwarzkopf, indicada como excelente para os dias úmidos em que as madeixas “não ficam obedientes”. Eles custam mais caro, mas são indicados por blogueiros e YouTubers do Japão.

Produtos em alta no Japão para cabelos indomáveis: o da Schwarzkopf é a imagem do meio

Além desses, há outros produtos em gel e wax que ajudam os cabelos inquietos em dias úmidos. A dica dos cabeleireiros é de prendê-los para quem tem as madeixas longas. Para quem tem cabelos curtos, o ideal é passar esses produtos famosos.

Dentro da bolsa ou da mochila

Além das galochas e da capa de chuva, o guarda-chuva portátil pode ser muito útil nesses dias chuvosos. Mas, depois de usado pode ser um incômodo dentro da bolsa. Que tal comprar um artigo que pode ser muito útil? É uma capa revestida com um material para absorver toda a água da chuva.

Outro detalhe importante é levar sempre uma toalha de rosto para poder limpar a capa, além de outras partes da roupa ou corpo que se molharam por conta da chuva.

Chamado de 傘カバー (casa cabaa) pode ser encontrado nas lojas online ou de venda de guarda-chuvas

Spray impermeabilizante

Esse spray ajuda muito se for passado no guarda-chuva, na capa, nos calçados de tecido, na bolsa, no chapéu ou boné, nas roupas e até nos bancos do carro. Chama-se 防水スプレー (bousui supuree) e há de várias marcas e preços no mercado. Lembre-se que deve ser passado em superfícies secas. Ele é muito útil para proteção das vestes e calçados em dias de neve, por isso, é sempre bom tê-lo em casa.

Diversas marcas e preços de sprays impermeabilizantes

Cuidados com as câmeras e lentes

Uma das grandes preocupações dos amantes da fotografia são os fungos. Para evitar que eles se instalem nas lentes, é recomendável usar fungicida especial para essa época. É chamado de boukabizai 防カビ剤.

Sugestão dos fotógrafos japoneses: 1 pacote contém 2 unidades

Cuidados com o seu carro

Que tal verificar se a borracha do limpador de vidros está em dia ou se precisa ser trocada? Nada mais inconveniente do que um limpador (ワイパー, pronuncia-se waipaa) ruim em dia de chuva.

Outro produto indispensável é um agente removedor da película de gordura ou óleo do vidro do carro, chamado de ウィンドコーティング剤 (pronuncia-se windo kooteinguzai) ou procurar pela palavra-chave 油膜 (yumaku) nas embalagens ou em pesquisa na web. Há várias marcas no mercado e podem ser adquiridas em lojas especializadas para carros ou online. Esses produtos removem essa película sem danificar o vidro frontal do veículo.

agente removedor de película de gordura do vidro: várias marcas no mercado

Lembre-se de conferir se o reservatório do limpador de parabrisa está cheio. Se quiser reabastecê-lo, pode comprar um chamado de ウインドウォッシャー液 (pronuncia-se windo wosshaaeki), encontrado em postos de gasolina e lojas especializadas em produtos automotivos. Custam a partir de ¥100. Nada pior do que estar dirigindo e verificar que não tem água ou líquido nesse reservatório.

Líquido para o reservatório para limpeza do parabrisas

Outra coisa é verificar os pneus. Afinal, em dias de chuva, os pneus em bom estado oferecem mais segurança.

Verificar o estado dos pneus é importante

O interior do veículo deve ser mantido limpo e seco, como a casa, para evitar a formação de mofo e ácaros (dani em japonês). Os fungos gostam de umidade e de alimentos. Portanto, procure passar aspirador de pó e remover também a umidade. Pode usar secador de cabelo, jornal para absorver ou produtos específicos, os desumidificadores.

Se você gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos.

→ Outras dicas especiais para época de chuva no Japão (toque nos títulos em vermelho).

Fotos: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!