2 formas rápidas para cozinhar arroz integral + 3 dicas

As duas formas rápidas deixam o rico arroz integral macio e saboroso. E tem 3 dicas importantes, por isso, leia a matéria e experimente!

Arroz integral, seus benefícios pelo nutrientes e como preparar para ficar saboroso (Wikipedia e Kinarino)

O arroz integral é muito mais rico em fibras e nutrientes do que o branco. Ele tem as vitaminas do complexo B – B1, B2, B3, B6 – além da K e E, tão importantes para a saúde. Também é rico em minerais como zinco, cálcio, selênio, manganês, ferro, fósforo e outros.

Publicidade

É excelente para o sistema nervoso, para a pele, intestino, ossos, coração, ajuda a controlar o nível do colesterol, rico em antioxidantes, sacia a fome e ajuda a evitar diabetes.

Com tanta riqueza nesse alimento, há pessoas que dizem que ele fica duro. Mas com as dicas abaixo poderá preparar um arroz integral saboroso!

Arroz integral: 3 dicas valiosas

Fica duro por causa da forma de preparar. Ele pode ser cozido na panela de arroz elétrica, sem problemas, seguindo a medida. A primeira dica é deixá-lo de molho.

Sim, colocando-o de molho depois de lavado irá neutralizar o ácido fítico. Além disso a ação das enzimas aumenta as quantidades das vitaminas, especialmente as do complexo B.

O tempo de molho, em água morna, é de no mínimo 7 horas. Pode deixar até 24h, sem problemas.

A segunda é jamais refogá-lo com óleo e alho antes de colocar para cozinhar. Se quer temperar o seu arroz, coloque o alho refogado e sal depois.

Aliás, o sal ajuda a deixá-lo mais saboroso. Por isso, em qualquer um dos métodos de cozimento, coloque a medida de ½ colher de chá rasa de sal marinho, do Himalaia ou do seu gosto.

Terceira dica: pode acrescentar cúrcuma em pó, 1 colher de sopa de óleo de coco, 1 colher de sopa de saquê, 15 a 20 gotas de cloreto de magnésio (にがり- nigari em japonês), 1 lata de atum, seleta de legumes, etc. Use sua criatividade e terá um arroz ainda mais nutritivo e saboroso!

1.º modo de cozimento: panela de pressão

Depois de lavar o arroz, o ideal é deixá-lo de molho, conforme explicação acima.

Coloque o arroz que estava de molho (ou não) na panela de pressão. A medida básica é:

  • 2 copos (aquele que vem na panela elétrica) de arroz, 600ml de água, ½ colher de chá de sal

Antes de tampar, coloque os temperos ou outros ingredientes para enriquecer o arroz. Cozinhe em fogo alto até começar a pegar pressão. Depois, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Desligue mas não abra a tampa da panela. Deixe o arroz no vapor até que a pressão saia naturalmente. Abra a tampa, misture o arroz e sirva.

Arroz integral cozido na panela de pressão (E-Recipe)

2.º modo de cozimento rápido – 1h

Este modo é de cozinhar em uma panela comum, mesmo sem ter deixado o arroz integral de molho. Depois de lavado, coloque-o na panela. Atenção para a medida da água: 1,5 vez a mais do que a medida do arroz. Se na primeira vez que cozinhar perceber que ficou muito mole é porque o arroz é novo. Nesse caso, diminua a água para 1,2 vez mais.

Lembre-se de colocar o sal ou outros temperos.

Na panela, em fogo alto, não coloque toda a água. Coloque só o suficiente para cobrir bem o arroz. Só depois que começar a espumar, abaixe o fogo para médio ou baixo.

Cozinhe até fazer barulho de pequenos estouros, depois de 20 a 25 minutos. Acrescente o restante da água (fria) e volte com o fogo alto até começar a espumar. Depois passe para o fogo médio. Depois de cerca de 20 minutos está pronto. Mas não sirva-se ainda. Espere ele descansar com a tampa fechada por uns 5 a 10 minutos. Misture antes de servir.

Assista ao vídeo e veja como é fácil.

Depois que se acostumar ao arroz integral e sentir todos os benefícios na sua saúde, não vai mais querer comer arroz branco.

Fontes e fotos: CookPad, Kinarino e E-Recipe 
Fotos: Kinarino e Wikipedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cervos do parque de Nara morreram com várias sacolas plásticas no estômago

Publicado em 10 de julho de 2019, em Sociedade

Nove animais morreram após engolirem sacolas de plástico, de acordo com a Fundação de Preservação de Cervos de Nara.

Cervos circulam livremente pelo parque em Nara (banco de imagens)

Várias sacolas de plástico foram encontradas nos estômagos de mais da metade de 14 cervos selvagens que morreram no Parque de Nara desde março, levando o governo local a realizar ações para protegê-los.

Publicidade

De acordo com a Fundação de Preservação de Cervos de Nara, nove animais morreram após engolirem sacolas de plástico.

Massas emaranhadas de lixo plástico e embalagens de salgadinho foram retiradas dos estômagos dos cervos, sendo que a mais pesada tinha 4,3Kg.

O hábito de comer sacolas de plástico está provavelmente ligado ao fato de que turistas tiram a comida dessas sacolinhas para alimentar os cervos, de acordo com Rie Maruko, veterinária que pertence ao grupo de conservação animal.

Os cervos aprenderam que as sacolas contêm comida, ou ficam atraídos pelo cheiro que vem dos pacotes descartados, levando-os a comer os objetos acidentalmente, disse Maruko.

Mais de mil cervos circulam pelo parque vasto e turistas podem alimentá-los com os biscoitos que são digestivos e sem açúcar, o shika-sembei, vendidos em lojas nas proximidades e não são embalados em plástico.

Entretanto, alguns turistas aparentemente estão oferecendo outros tipos de aperitivos aos cervos.

Os cervos, que normalmente se alimentam de grama, são ruminantes e tem um estômago de quatro câmaras. Se a primeira câmara está cheia de objetos não digestivos, eles não são capazes de digeri-los ou liberá-los de seus corpos.

Como resultado, esses cervos podem ter morrido em decorrência de desnutrição e sistemas imunes enfraquecidos, dentre outros fatores.

“Os cervos que morreram estavam magros e eu podia sentir os ossos deles”, disse Maruko. “Por favor, alimentem-os apenas com o shika sembei”.

O governo da província de Nara planeja investigar a situação e intensificar esforços para alertar os visitantes a alimentarem os cervos somente com o alimento específico, como instalar placas com ilustrações, disseram autoridades.

Membros da fundação, enquanto isso, patrulham regularmente a área para proteger os cervos, designados como tesouros nacionais, de acidentalmente engolirem sacolas de plástico descartadas ou quaisquer outros itens que não são seguros para consumo.

Massa de lixo plástico emaranhado e pacotes de salgadinhos retirados do estômago de um cervo (Fundação de Preservação de Cervos de Nara)

Fonte: Kyodo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!