Um cacho de uvas vermelhas foi comprado nesta terça-feira (9) na central do Japão por 1,2 milhão de ienes ($11,000) no primeiro leilão da temporada, tornando o cacho o mais caro a chegar ao mercado desde 12 anos atrás.
A Ruby Roman é conhecida por ser extremamente suculenta com pouca acidez e alto teor de açúcar. Cada unidade da uva, produzida pelo governo da província de Ishikawa, pesa mais de 20 gramas.
“Oferecemos 1,2 milhão de ienes para marcar 12 anos (desde quando a uva chegou ao mercado) e para celebrar o primeiro leilão da era Reiwa”, disse Takashi Hosokawa, de 45 anos, gerente de uma pousada japonesa operada pela empresa que comprou as uvas, se referindo à nova era imperial que começou em maio.
A Hyakurakuso, que tem três pousadas na província, comprou o cacho através de uma atacadista que ofertou as uvas no mercado central em Kanazawa.
“Gostaríamos de transmitir aos nossos clientes nossa alegria quando seguramos a caixa de uvas”, enfatizou Hosokawa.
Preocupações com a qualidades das uvas por causa do mau tempo no fim de junho se dissiparam quando a temperatura aumentou a partir do início de julho.
Espera-se que 26 mil cachos da Ruby Roman sejam despachados até o fim de setembro, de acordo com a JA Zennoh Ishikawa, uma cooperativa agrícola.
Fonte: Mainichi