Há muito tempo, o desinteresse dos jovens por carros é algo frequentemente abordado.
As fabricantes realmente estão enfrentando dificuldades em lançar carros para o público jovem. Contudo, no Japão, um carro inesperado está ganhando espaço entre os jovens. Trata-se do Chevrolet Camaro, um carro esportivo da General Motors.
O primeiro modelo do Camaro surgiu nos anos 1960. O atual é o 6 sucessor, que foi lançado em 2017. É característico pela sua carroceria baixa e linhas impactantes, típicos em veículos americanos.
Se o mercado de carros importados já é relativamente pequeno, o de carros americanos é ainda menor. Mesmo assim, eles vêm conquistando cada vez mais espaço no território japonês.
A GM Japan acreditava que o novo Camaro seria popular entre o público de idade média ou avançado, visto que os carros americanos eram sonho de consumo na época em que foi lançado.
Contudo, segunda a empresa, foram vendidos cerca de 6 milhões de veículos em 2018 e, a maior parcela dos consumidores, cerca de 29%, era de jovens na faixa dos 20 anos. Somando as aquisições por jovens de 18 a 20 anos, o número sobe para a casa dos 30%.
Mesmo entre os veículos importados, são raros os casos de carros populares nessa faixa etária. “Estamos espantados. Nosso objetivo inicial era atingir as pessoas com 50 anos ou mais”, disse o porta-voz da GM Japan.
Mas que tipo de pessoa está comprando o Camaro?
Dentre as fabricantes japonesas, por exemplo a Honda, o carro mais vendido da marca entre os jovens é o Civic, com cerca de 22% dos consumidores sendo jovens de 18 até 29 anos. O preço inicial é de ¥2,8 milhões. No caso da Nissan, o X-Trail, SUV da marca, é um dos mais populares entre os jovens.
Por outro lado, o preço inicial do Camaro é de ¥5,29 milhões (impostos inclusos), um valor muito alto, especialmente para os jovens. As fabricantes japoneses acreditam que apenas as camadas especiais com muito dinheiro estão comprando.
Entretanto, segundo a GM, apenas 30% das aquisições foram feitas em dinheiro vivo. “Muitos consumidores parcelaram a compra do veículo e também há muitos assalariados que não são maníacos por carros”, explica a empresa.
O motivo está nos filmes do Transformers
Você se lembra do Bumblebee? Ele é um robô do filme Transformers que consegue se transformar em um Camaro amarelo. Por causa do filme, aumentou o número de jovens com interesse no Camaro e essa tendência foi exportada para o Japão.
Shigeki Yoshisawa, 23, residente em Matsumoto (Nagano), disse que comprou o carro há 2 anos porque ficou apaixonado após ter visto Transformers quando era apenas um estudante do primário. “Eu não gostava muito de carros. Mas fui muito impactado pelo filme. O Camaro tem uma beleza que não existe nos carros japoneses e originalidade. Valeu a pena ter guardado dinheiro por 3 anos”, disse.
O jornalista automotivo Masamichi Ishii explica: “As pessoas que têm o hobby de comprar carros estão principalmente na faixa dos 50 a 60 anos. São raros os casos de carros que vendem tanto entre os jovens. O Camaro preserva o ar americano, então, tem um apelo ainda mais forte entre os carros americanos. Se a originalidade do carro for bem explorada, mesmo carros caros poderiam despertar o interesse de consumo dos jovens.”
Mesmo sendo tão popular, o Camaro representa apenas 1% das vendas de carros importados no Japão. Contudo, foi o mais popular entre os jovens e pode alavancar as vendas em todo o território japonês.
Fonte: Asahi Shimbum