Desde o dia 26 do mês passado, quando grande parte das províncias da região Kyushu entrou no período chuvoso, não teve trégua.
A previsão é de chuva torrencial novamente na quarta-feira com índices pluviométricos que ultrapassam a média de um mês nesta época. Diversas cidades tiveram inundações, deslizamentos e apagões, como consequência.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ alerta a população local sobre a instabilidade do solo por causa do excesso de precipitação. Há cidades que já emitiram alerta para os residentes se prepararem para a evacuação precoce.
Há possibilidade de locais como Ebino (Miyazaki) e Yaeyama (Kagoshima) que poderão ter um índice histórico de mais de 1.000mm de precipitação por causa dessa frente estacionária chamada de baiu, estagnada sobre a região sul de Kyushu.
Em Ebino, desde a 0h de 28 do mês passado às 5h de quarta-feira (3) o índice pluviométrico já chegou a 841mm. A região sul de Kyushu deverá ter precipitações superiores às chuvas torrenciais do ano passado, que tirou vidas e deixou feridos, no oeste do Japão.
A AMJ recomenda à população local para a importância de buscar abrigo a fim de preservar a vida.
Chuva de Kyushu a Tokai
A previsão dos índices pluviométricos nas 24h de quarta-feira da AMJ são:
- 350mm no sul de Kyushu
- 300mm no norte de Kyushu
- 250mm em Shikoku
- 150mm em Kansai
- 120mm em Tokai
A frente estacionária não dá trégua. A previsão é de chuva contínua até a manhã de sexta-feira (5) nas regiões acima.
Fontes: ANN, NHK e JNN