Vista aérea de um dos deslizamentos em Soo (Mainichi)
Depois que a frente sazonal que estava estagnada passou e é possível ver os raios do sol entre as nuvens, mas os danos nas 3 províncias de Kyushu ficaram visíveis.
Publicidade
Na quinta-feira (4) uma mulher de 85 anos que estava desaparecida foi encontrada nos sedimentos do deslizamento que atingiu a sua casa, na cidade de Soo (Kagoshima). Segundo informações dos familiares ela tinha ido no onsen, na manhã do dia anterior e voltou para casa no final da tarde. Com ela são 2 mortes, ambas de pessoas retiradas do deslizamento, sendo uma delas da cidade de Kagoshima.
O número de feridos levantados pela estatal NHK é de 5 pessoas.
Bombeiros trabalham no resgate da mulher que estava desaparecida (Mainichi)
Como há locais onde o índice pluviométrico ultrapassou 1.000mm desde 28 do mês anterior até 4, ainda há riscos de mais deslizamentos por causa da instabilidade do solo.
No pico da chuva torrencial e intermitente o número de pessoas que estava sob alerta de evacuação chegou a 1,96 milhão nas províncias do sul de Kyushu.
O total de deslizamentos foi de 38 até quinta-feira, em Kagoshima, Kumamoto e Miyazaki.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou que apesar dos índices pluviométricos terem sido equivalentes até 2 vezes o volume de 1 mês do verão, todo cuidado é pouco. Acontece que há previsão de mais chuva intensa em Kyushu a partir de sexta-feira (5).
Fontes: Mainichi, Asahi e NHK