O forte terremoto de magnitude 6,9 ocorreu à 00h58 de segunda-feira no fuso de Tóquio na segunda-feira (8), e noite de domingo na Indonésia. Foi a uma profundidade de 24,9 quilômetros no Mar das Molucas, 185Km a sudeste de Manado, entre as ilhas Sulawesi e Malkuku, segundo o Serviço Geológico dos EUA-USGS.
A Agência de Geofísica da Indonésia emitiu um alerta de tsunami para as comunidades costeiras próximas, onde os moradores foram aconselhados a ficar longe da costa.
Posteriormente o aviso foi suspenso e não há notícias de vítimas ou danos. Mas os noticiários divulgaram que as pessoas procuraram abrigo em locais mais altos, assustadas.
No ano passado, um terremoto de magnitude 7,5 e um tsunami subsequente em Palu, na ilha de Sulawesi, mataram mais de 2,2 mil pessoas, com mais mil desaparecidos.
Os países do sudeste da Ásia são os mais afetados com o terremoto devido à suas posições no chamado Anel de Fogo do Pacífico, onde as placas tectônicas colidem. Terremotos e tsunamis custaram milhares de vidas nos últimos anos.
Fontes: Sankei e NDTV