Kagoshima em situação de risco: ordem de evacuação para 790 mil pessoas

Na capital da província a ordem é de evacuação para toda população. Até as 13h de quarta-feira foram emitidos alertas de nível 4 em 3 cidades.

Chuva incessante em Kagoshima leva o solo sob a linha férrea (Sankei)

Às 13h30 de quarta-feira (3) o Rio Anraku que corta a cidade de Shibushi (Kagoshima) chegou ao seu nível máximo, podendo transbordar a qualquer momento, por causa da chuva torrencial. 

Publicidade

As prefeituras de Kagoshima, Kirishima e Aira (Kagoshima), emitiram ordem de evacuação para 370 mil famílias, no total de cerca de 790 mil pessoas

A todo momento pedem aos residentes locais que se dirijam para o abrigo mais próximo. Escolas estão com as aulas suspensas. 

Alertas de preparativos para a evacuação foram emitidos para 720 mil pessoas em Kyushu, nas províncias de Kagoshima, Miyazaki e Kumamoto. 

Segundo a ANN a chuva é intermitente e torrencial. No passado Kagoshima sofreu o mesmo drama. Em 1993 chuvas torrenciais provocaram deslizamentos e transbordamentos dos rios, inundando as cidades. 

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ aponta a possibilidade de se transformar no maior desastre provocado pelas chuvas, por isso, pede estrita vigilância. Desde 28 do mês anterior já foram registrados 398mm de precipitação na capital de Kagoshima.

Fontes: NHK, ANN e Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Elevado o nível de alerta para o maior vulcão ativo do mundo

Publicado em 3 de julho de 2019, em Sociedade

O Mauna Loa no Havaí é o maior vulcão ativo do mundo. Um aumento estável nos terremotos e inchaço do solo começaram em março.

O Mauna Loa, no Havaí (banco de imagens)

Autoridades federais elevaram na terça-feira (2) o nível de alerta para o maior vulcão ativo no mundo, o Mauna Loa do Havaí, cuja última erupção ocorreu em 1984.

Publicidade

O Serviço Geológico dos EUA – USGS mudou o nível de “normal” para “aviso” após um aumento estável nos terremotos e inchaço do solo que começaram em março.

Uma erupção não está iminente, mas cientistas estão monitorando o Mauna Loa de perto devido a sua reputação por “evoluir muito rapidamente” e liberar lava por todo os lugares, disse a pesquisadora geofísica do USGS Ingrid Johanson ao Associated Press no mês passado.

O Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843.

Seus fluxos de lava se estenderam para as costas sul e oeste oito vezes e chegaram a Hilo, no lado leste, sete vezes. Durante sua última erupção fluxos de lava entraram a 7.2Km de Hilo.

O nível de alerta no Mauna Loa foi elevado para “aviso” pela última vez em 2015. Um período similar de atividade aumentada ocorreu por volta de 2004, mas o sistema de Nível de Alerta Vulcânico do USGS ainda não estava em vigor naquela época.

“Aviso” é o segundo de quatro níveis de alerta e significa que cientistas detectaram atividade elevada ou instabilidade. O próximo nível “atenção” significa que há atividade intensificada com mais potencial para erupção ou que uma erupção está em curso, mas representa pouca ameaça. O nível mais alto, “alarme”, significa uma erupção perigosa está iminente ou a caminho.

Um inchaço aumentado do solo também está ocorrendo no vulcão vizinho, Kilauea. Segundo Johanson, cientistas estão observando alguns dos mais altos índices de deformação já registrados fora de um período eruptivo no local.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão