Mortes e feridos nos acidentes nas águas do mar no fim de semana

Com o calor e idas à praia, não foram poucos os acidentes e afogamentos ocorridos no final de semana, de Shizuoka a Okinawa.

Acidente com a lancha fere 4 dos 9 a bordo, em Okinawa (QAB TV)

Por volta das 18h30 de sexta-feira (26) bombeiros foram chamados para atender um afogamento na praia Araha, em Chatan (Okinawa). Um menino de 4 anos, de Hong Kong, cuja família está a passeio no Japão, se afogou. 

Publicidade

Ele foi encontrado a 7 metros da praia, de bruços, em estado inconsciente, e foi socorrido. Segundo os pais, foi em um instante de distração que ele desapareceu.

Nas proximidades do Porto de Zamami, em Okinawa, uma embarcação chocou contra o quebra-mar, por volta das 22h de sábado (27). Das 9 pessoas 5 foram jogadas no mar. Conseguiram nadar e se salvaram, mas no total 4 ficaram feridos, sendo um com fratura.

Todos foram transportados de helicóptero para o hospital. Segundo o capitão da lancha, somente ele e mais um da embarcação são de Okinawa. Os demais são turistas de outras províncias que compraram pacote para snorkeling. Nessa noite estavam voltando de um festival de fogos de artifício da Ilha Tokashiki.

Um navio que passava nas imediações viu uma lancha acidentada, sob a ponte Tatara, entre Hiroshima e Ehime, por volta das 14h de sábado. Em decorrência disso um assalariado de 58 anos, de Mihara (Hiroshima), morreu. Seu amigo, de 40, foi socorrido ferido. Os dois tinham ido pescar. 

Por volta do meio-dia de sábado um dos salva-vidas encontrou um homem boiando nas águas da praia Shirahama Ohama, em Shimoda (Shizuoka). Era um assalariado de Tóquio, 38, que deveria ter ido surfar, pois sua prancha foi encontrada nas imediações. Ele não resistiu ao afogamento e morreu no hospital. 

No Porto Uchiura, em Numazu (Shizuoka), um rapaz de 19 anos, também se afogou e morreu em seguida, no sábado. 

Fontes: Okinawa Times, Ryukyu Shimpo, SUT TV, ANN, FNN e QAB TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governo anuncia plano para melhorar a educação em japonês voltada a crianças estrangeiras

Publicado em 29 de julho de 2019, em Sociedade

O ministério visa criar um ambiente onde crianças estrangeiras podem se adaptar facilmente à sociedade japonesa.

Visto que o número de trabalhadores estrangeiros aumenta, o de crianças também deve crescer (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia anunciou um plano compreensivo para melhorar a educação em língua japonesa voltada a crianças estrangeiras, após o lançamento de um novo sistema para aceitar mais trabalhadores do exterior em abril.

Publicidade

O ministério visa criar um ambiente onde crianças estrangeiras podem se adaptar facilmente à sociedade japonesa.

“Após ensinar o básico do japonês, o próximo passo é como ensinar matérias em japonês”, disse um representante do conselho educacional de Hamamatsu.

Desde 1º de maio a cidade tinha 1.796 estudantes do primário e do ginásio de nacionalidade estrangeira, incluindo aqueles do Brasil, Filipinas e Peru. Mais de 60 por cento – ou 1.179 – necessitam de ensino de língua japonesa.

Após serem admitidos na escola, os estudantes terão aulas de conhecimento e língua necessários para a vida escolar, como ir à enfermaria quando se sentirem mal. Eles então passarão vários meses aprendendo 67 padrões de sentenças essenciais.

Ensinar matérias em japonês é um desafio. Alguns alunos do primário e ginásio teriam pedido aconselhamento, dizendo “Consigo falar japonês, mas não consigo acompanhar a aula”. Para lidar com problemas do tipo, a cidade empregará orientadores de ensino de língua japonesa que serão introduzidos pelo ministério em agosto para treinar professores.

Os nove orientadores incluem professores universitários que são bem versados em educação da língua japonesa.

Visto que o número de trabalhadores estrangeiros aumenta, o de crianças também deve crescer.

O ministério da educação apresentou uma lista de medidas correspondentes em junho, incluindo melhoria na educação para estudantes estrangeiros, promoção de emprego no país para estudantes estrangeiros, gerenciamento rigoroso de matrícula e melhoria de educação em língua japonesa para estrangeiros.

Especificamente o ministério planeja enviar orientadores a escolas do primário e ginásio para ajudar professores a melhorarem suas qualidades e habilidades. Ele também recomenda que consideração especial seja dada a exames de admissão de escolas públicas do colegial.

O plano também pede pela estabilização de novas qualificações para professores de língua japonesa, garantindo que aulas de japonês estejam disponíveis em todas as partes do país, e cooperação entre universidade e empresas para criar e utilizar programas de educação voltados a estudantes estrangeiros.

Gostaríamos de estabilizar um robusto sistema de ensino e promover a criação de um ambiente que permite aos estudantes frequentarem escolas do ensino médio, vocacionais e universidade e encontrem empregos”, disse um oficial do ministério.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!