Chuva incessante em Kagoshima leva o solo sob a linha férrea (Sankei)
Às 13h30 de quarta-feira (3) o Rio Anraku que corta a cidade de Shibushi (Kagoshima) chegou ao seu nível máximo, podendo transbordar a qualquer momento, por causa da chuva torrencial.
Publicidade
As prefeituras de Kagoshima, Kirishima e Aira (Kagoshima), emitiram ordem de evacuação para 370 mil famílias, no total de cerca de 790 mil pessoas.
A todo momento pedem aos residentes locais que se dirijam para o abrigo mais próximo. Escolas estão com as aulas suspensas.
Alertas de preparativos para a evacuação foram emitidos para 720 mil pessoas em Kyushu, nas províncias de Kagoshima, Miyazaki e Kumamoto.
Segundo a ANN a chuva é intermitente e torrencial. No passado Kagoshima sofreu o mesmo drama. Em 1993 chuvas torrenciais provocaram deslizamentos e transbordamentos dos rios, inundando as cidades.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ aponta a possibilidade de se transformar no maior desastre provocado pelas chuvas, por isso, pede estrita vigilância. Desde 28 do mês anterior já foram registrados 398mm de precipitação na capital de Kagoshima.
Fontes: NHK, ANN e Sankei