O número de crimes registrados no Japão continuou diminuindo na primeira metade de 2019, com a soma para o ano todo devendo chegar ao seu nível mais baixo pós-guerra pelo 5º ano consecutivo, informou a polícia nesta quinta-feira (18).
Nos primeiros seis meses deste ano, o número de crimes caiu 8.7% em comparação ao ano anterior, para 363.846, devido principalmente a menos casos relatados de roubos, que contaram por 70% do total, de acordo com um relatório preliminar da Agência Nacional de Polícia – ANP.
Um oficial da ANP também apontou a demografia em envelhecimento do país e o uso disseminado de recursos de prevenção de crimes como fatores contribuintes para o declínio.
O número de crimes para o ano todo continuou a diminuir de um pico em 2002, quando 2.853.739 casos foram registrados pela polícia.
No período de janeiro a junho, o número de transgressões caiu em todas as principais categorias, que incluem assassinatos e roubos.
Aqueles com 65 anos ou mais contaram por 16.2% do total de vítimas de crimes e aqueles que foram alvos em casos de fraudes, 50.5% eram cidadãos idosos.
Idosos formaram 80.6% do total de vítimas de casos de fraude em que infratores fingem ser seus filhos ou netos e pedem pelo telefone transferências de dinheiro urgentes.
Por área, Tóquio teve o maior número de crimes, 50.316, seguida por 41.319 em Osaka.
Akita, no nordeste do Japão, teve o menor índice de crimes dentre as 47 províncias, com 996.
Fonte: Mainichi