
Verão em Paris, julho de 2016 (ilustrativa/banco de imagens)
A cidade de Paris, na França, registrou temperatura de 42,6ºC na quinta-feira (25) em meio a uma onda de calor que quebrou recordes em toda a Europa Ocidental.
Um alerta vermelho foi emitido no norte da França. A Alemanha também estabeleceu um recorde nacional de temperatura de 41,5ºC.
O Reino Unido quebrou um recorde de temperatura para julho, de 38,1ºC, com os trens operando mais devagar para evitar distorção dos trilhos.
Artigos relacionados
A Holanda também registrou sua temperatura mais alta da história, com 40,7ºC.
“A mudança climática aumentou a probabilidade e gravidade de episódios de ondas de calor em toda a Europa”, disse o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido.
Quais temperaturas estão previstas para a Europa?
Autoridades francesas lançaram um alerta vermelho – o estado de alerta mais alto – na região de Paris e em outros 19 distritos e disse que as temperaturas devem atingir 42ºC a 43ºC em partes do país.
A mídia francesa divulgou que a noite de quarta-feira “provavelmente” foi a mais quente já registrada no país.
O Instituto Real de Meteorologia da Bélgica emitiu alertas de “código vermelho” em grande parte do país – pedindo às pessoas que tomem medidas de precaução durante “temperaturas extremamente altas”.
Qual foi o impacto?
A França relata que cinco mortes podem ter sido resultado das altas temperaturas.
Comparações foram trazidas em relação a uma onda de calor em agosto de 2003 que contribui para quase 15.000 mortes no país.
Em partes do norte da Alemanha, rios e lagos secaram – com alertas de que peixes e mexilhões poderiam estar “gravemente ameaçados”.
Na Holanda, centenas de porcos morreram no início dessa semana após um ventilador de uma fazenda ter quebrado.
Na quarta-feira um trem da Eurostar que saiu da Bélgica com destino a Londres quebrou, deixando os passageiros presos.
Fonte: BBC







