A pipoca agrada crianças a adultos. É um alimento saudável, desde que seja preparada sem óleo e pouco sal, sem aditivos e conservantes. Por isso, nada de pipoca de cinema ou daquela pronta, de pacotes, que pode ser comprada nos supermercados ou lojas de conveniência.
Os nutrientes da pipoca são os polifenóis, os tão amados antioxidantes, além das fibras. As fibras do milho para pipoca fazem o organismo absorver carboidratos de forma mais lenta, o que evita picos de insulina.
Se preparada sem açúcar e sem óleo ajuda na dieta para perda de peso. Se quiser uma pipoca “magra”, como ela é prepare-a sem óleo.
Pipoca sem óleo, mais saudável
Vai precisar de um recipiente alto, de cerâmica ou de vidro para micro-ondas e filme plástico ou tampa de silicone que tenha furinhos. Depois, milho de pipoca, água e sal integral ou marinho. Só isso.
Medidas dos ingredientes
- ½ xícara de chá de milho pipoca
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de chá de sal
Modo de preparar
- Misture todos os ingredientes dentro da tigela
- Cubra com filme plástico e faça um pequeno furo com a faca
- Coloque no forno de micro-ondas, alta potência, por 5 minutos (dependendo do forno de micro-ondas pode ser que em 3,5 minutos fique no ponto ou precise de mais tempo, de 7 minutos, por exemplo)
Opções
- Se não tem preocupação com dieta para emagrecer, pode jogar queijo ralado sobre a pipoca antes de servir. Nesse caso, diminua a quantidade de sal da receita
- Se é da linha mais natureba, jogue ervas desidratadas sobre a pipoca depois de pronta. Pode usar aquelas misturinhas de manjericão, orégano, salsa, tomilho, etc. já prontas
- Se não faz dieta e gosta de pipoca doce, substitua o sal por 1 colher de sopa de achocolatado e 3 colheres de sopa de açúcar (a quantidade de água é a mesma). Nesse caso, dobre o tempo para assar, passando para 10 minutos
A pipoca magra é ótima e rápida para preparar! Assim, pode dar uma pausa no filme, preparar outra tigela e curtir a sessão cinema em casa.
Ou, fazer uma festinha para a molecada, que vai adorar!
Bom apetite!
Fotos: PxHere e Flickr