Mobilidade para todos é o tema do veículo APM (Yomiuri)
A montadora Toyota apresentou na quinta-feira (18) o APM-Accessible People Mover, veículo desenvolvido especialmente para ser usado nas instalações dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio.
Publicidade
Proporcionar mobilidade para todos é o objetivo deste carro elétrico, principalmente para idosos, pessoas com deficiência e cadeirantes. Basta puxar uma rampa sob o piso do veículo, dobrar o assento e pronto, cria-se um espaço para a cadeira de rodas.
O APM se desloca suavemente a uma velocidade de 19km/h e roda até 100km com uma carga. O veículo comporta até 5 passageiros, além do motorista. Será usado para transporte dos atletas e suas delegações, além de pessoas relacionadas ao maior evento esportivo do planeta.
Em todos os Jogos Olímpicos realizados no Japão – 1964, 1972 e 1998 – a montadora vem oferecendo veículos desenvolvidos especialmente para o evento. Para o próximo ano, a Toyota pretende fornecer 200 veículos APM. No total, serão cerca de 3 mil veículos fornecidos, incluindo diversos outros modelos.