Deslizamento fecha estrada em Shibushi, Kagoshima (Sankei)
Na província de Miyazaki a cidade de Ebino amargou chuva histórica, com índice pluviométrico de 1.089mm, desde 28 do mês anterior. Em Yaeyama (Kagoshima) chegou a 842. Esses índice são equivalentes a 2 vezes mais o volume de todo mês de julho.
Publicidade
Embora a chuva tenha dado trégua em Kyushu, pelo deslocamento das nuvens ativas, há cidades como Miyakonojo (Kagoshima) com grande inundação. Para socorrer as pessoas que não conseguiram sair a tempo para os abrigos os bombeiros usaram barco inflável na noite anterior.
Bombeiros usaram barco para resgate na noite anterior (JNN)
Deslizamentos ocorreram em várias encostas da cidade de Kagoshima. Como o solo está instável em consequência da chuva contínua, as autoridades pedem à população muito cuidado.
Até as 7h30 de quinta-feira (4) há notícia de 4 feridos em Kagoshima, por causa dos deslizamentos.
Chuva em Tokai e Kanto Koshin
As precipitações previstas são de 130mm em Tokai e de 100mm em Kanto Koshin.
Várias cidades como Toyota (Aichi) e Toba (Mie) já tiveram chuva torrencial, de 37 e 60mm em 1 hora na manhã de quinta-feira. No leste de Aichi e sul de Mie há alerta de tornado.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ chama à atenção para os riscos de deslizamentos, cheia dos rios, inundações, raios e rajadas de vento nessas regiões.
Índices pluviométricos de Kyushu e previsão nas demais regiões (ANN)
Fontes: JNN, NHK, ANN, CBC TV e Tokai TV