Vereadora e ativista recebendo o certificado de sua união (JNN)
A partir de segunda-feira (1.º) a província de Ibaraki deu início à certificação da união homoafetiva, como pioneira no país, chamado de パートナーシップ宣誓制度 (partnership sensei seido).
Publicidade
Há diversas cidades que já iniciaram o reconhecimento, mas como província é a pioneira.
O casal do mesmo sexo, maior de idade, que apresentar o juramento por escrito e os documentos requeridos receberá uma certificação equivalente a um casamento.
Embora não tenha validade civil o casal passa a ser reconhecido como tal na hora de alugar um imóvel da habitação da província. Além disso, pode ser reconhecido como parceiro ou parceira na assinatura de autorização para cirurgia, o qual é permitido somente para membro da família.
Kazuhiko Ooigawa, governador, declarou “a instituição desse reconhecimento leva a um sentimento de autoafirmação para as partes”.
Yuri Namekawa, 32, vereadora de Mito e primeira presidente da Rainbow Ibaraki, foi a primeira a dar entrada no pedido da união estável junto com sua companheira.
“É significativo obter o reconhecimento do poder público e o vínculo entre o casal se aprofunda”, declarou Yuri depois de receber a certificação.
Fontes: Mainichi, JNN e Sankei