Com a estagnação da frente do período das monções sobre o sul de Kyushu a chuva continua incessante.
O índice pluviométrico em 4 dias já chegou ao volume de todo o período de chuvas, na província de Kagoshima. Na cidade de Satsumasendai o índice até as 9h50 de terça-feira (2) chegou a 597mm e em Hioki, 543mm.
Em Yoshino-cho o patrimônio mundial da Unesco, Terayama Suminogama-ato, foi parcialmente destruído por conta de um deslizamento. Na capital, uma idosa foi retirada dos sedimentos do deslizamento sobre sua casa mas morreu no hospital, na segunda-feira.
Na cidade de Ebino (Miyazaki) foram registrados 770mm de acúmulo de precipitação. Em Minami Aso-mura (Kumamoto) chegou a 360mm.
Chuva torrencial continua
Toda a parte sul da região de Kyushu continua sob chuva, aumentando os riscos de deslizamentos e inundações. Segundo o Observatório de Meteorologia de Fukuoka a chuva torrencial deverá continuar no dia seguinte também, até 5, mas com mais intensidade no norte da região, em Fukuoka e Kumamoto.
Com essa previsão há estimativa de mais aumento nos índices pluviométricos, o que é causa de preocupação para a população e para as autoridades locais.
Preservação das vidas
O primeiro-ministro Shinzo Abe se reuniu com os demais ministros e ordenou a disseminação apropriada das informações para a população, devido aos alertas de aumento dos riscos de desastres naturais.
No ano passado o oeste do país sofreu com as chuvas torrenciais e instruiu que ao fornecer informações claras, ajudam os residentes locais a agirem para a evacuação, o que salva vidas.
Nas 3 províncias – Kumanoto, Kagoshima e Ehime – há instrução para evacuação para pelo menos 848 mil pessoas, segundo a NHK. Mas, a JNN divulgou que somente na província de Kagoshima são 860 mil residentes de 9 cidades com instrução para buscarem abrigo.
Fontes: NHK, JNN, Nishi Nippon, Sanspo, MBC TV e NBC TV