Três cosplayers japonesas e um homem espanhol foram presos em uma batida feita em um festival cosplay na Malásia por participar sem as permissões apropriadas, disseram autoridades da imigração na terça-feira (2).
Esse tipo de festival, onde entusiastas imitam personagens de séries de anime, quadrinhos e videogames, muito trazido da cultura pop japonesa – vem crescendo em popularidade no país do sudeste asiático.
Os quatros estrangeiros estavam participando do “Geek Summit” no domingo (30) na cidade de Shah Alam, quando oficiais da imigração entraram no evento após uma queixa.
“Eles entraram na Malásia com visto de turismo, mas estavam com caracterização cosplay e atuando sem permissão”, disse o alto funcionário da imigração Mohamad Shukri ao AFP.
Estrangeiros que querem participar de performances de arte na Malásia precisam de permissão de uma agência governamental.
Os quatro, com idades entre 28 e 41, estão sendo mantidos pelas autoridades da imigração.
Se acusados de violar as leis da imigração, eles estão sujeitos a pagamento de multa e deportação, disse Mohamad Shruki.
Essa não é a primeira vez que um evento cosplay entra em conflito com as autoridades do país conservador e de maioria muçulmana.
Em março, participantes estrangeiros do Japão, Singapura, Tailândia e Hong Kong foram detidos no festival realizado em Kuala Lumpur por não terem as permissões de atuação corretas.
Fonte: Japan Today