
Tubarão nadando no rio em Naha (Ryukyu Shimpo)
Uma pessoa residente nas imediações do Rio Kokuba, em Naha (Okinawa), ligou para o jornal Ryukyu, dizendo que isso é perigoso pois as crianças costumam brincar no local. Referia ao tubarão nadando no rio.
O comunicado foi no dia 2 deste mês, mas a matéria só foi publicada depois do jornal ter pedido para um especialista da Fundação Okinawa Churashima analisar as fotos tiradas pela equipe.
No domingo (7) o jornal publicou que de fato é um tubarão-da-cabeça-chata, mas um filhote. Isso significa que nas imediações da foz do rio há tubarões vivendo por lá. O especialista explicou que em Iriomotejima os tubarões sobem muitos quilômetros pela foz do rio.

Pescador fisga um filhote om cerca de 70cm (Ryukyu Shimpo)
A reportagem do jornal acompanhou dois pescadores especialistas em tubarão que sobe pela água doce.
Por volta das 18h30 do dia 4, ainda com claridade, foram para o Rio Asato, bem próximo da Kokusai-doori, onde há muitos turistas. Lá encontraram cardume de tainhas ou curimã. Mas também os tais tubarões-da-cabeça-chata. E foram logo 2, ambos filhotes, os pescados.
Apesar de pequenos os dentes são afiados e são perigosos. O especialista da fundação alerta “não se deve subestimar por serem filhotes. Se for mordido ficará gravemente ferido, por isso, tenha cuidado”.
Fonte: Ryukyu Shimpo